Educação promove evento empoderador para servidoras

“Eu sou todas que desejo ser” ocorreu nesta quarta-feira (8)

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 08/03/2023 às 18:00
Educação promove evento empoderador para servidoras
“Eu sou todas que desejo ser” reuniu servidoras da Semed para celebrar o 8 de março. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, marcada pela luta e empoderamento feminino, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nesta quarta-feira (8), o evento “Eu sou todas que desejo ser”. A iniciativa ocorreu no Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, e contou com uma roda de conversa e dinâmicas voltadas para servidoras.

O evento contou com a presença de 400 mulheres, entre servidoras da sede, técnicas e representantes que foram convidadas de todas as 144 unidades escolares da rede pública municipal de ensino.

A mesa redonda foi mediada pela secretária-adjunta, professora Emília Caldas, e a secretária da mulher de Maceió, Ana Paula Mendes, junto à procuradora do Ministério Público, doutora Marluce Caldas, a vereadora Olívia Tenório e outras mulheres que representam o empoderamento feminino.

“Está sendo muito gratificante realizar esse momento. Pensamos com muito carinho em cada detalhe do evento para poder valorizar todas as nossas servidoras que fazem parte da educação do município de Maceió, agradecendo a toda dedicação que elas entregam. Essa é a nossa forma de retribuir todo amor e carinho que é empenhado por cada uma", revelou Emília Caldas.

As convidadas que compuseram a mesa foram a procuradora de Justiça do Estado de Alagoas, doutora Marluce Caldas, pioneira na área criminal; a psicopedagoga Quézia Freitas Pereira, especialista em temas como empoderamento, família, autocuidado, entre outros; e a sexóloga Zoelma Lima, considerada um retrato da autenticidade e do empoderamento feminino.

O secretário de Educação de Maceió, José Neto, esteve presente no evento e ressaltou a importância das mulheres na rede municipal de educação.

“É necessário comemorarmos o dia 8 como uma data marcada por luta, reconhecimento de direitos, total admiração e respeito a todas as mulheres, ativas na política, na gestão e em todas as áreas na nossa sociedade. Mas não basta apenas comemorarmos o dia 8 de março, temos que seguir lutando por uma sociedade mais igualitária lutando contra a violência, contra a descriminação e em prol de todos os direitos conquistados e muitos que ainda devem ser conquistados. Sou grato todos os dias por ter essa equipe predominantemente feminina e que segue avançando por um mundo melhor”, afirmou.

Logo após a roda de conversa e dinâmicas foram realizados sorteios de mais de 30 brindes. “Me sinto muito honrada pelo convite que recebemos, a Semed tem um olhar lindo sobre a gestão democrática nas escolas e é uma honra observar nossos esforços serem reconhecidos dessa maneira”, disse a diretora escolar Maria de Jesus Leal.

Por ser um órgão composto, em sua maioria, por mulheres, o evento realizado pela Semed contou com um alto número de convidadas, que por todo canto expressavam o orgulho pelo seu dia.

“Ser mulher na educação é uma realização. Nós temos um instinto materno que ajuda no momento de acolher, zelar e cuidar dos nossos alunos. Para mim como mulher é muito importante estar na educação de Maceió. Participar do evento é gratificante, pois a valorização da mulher se faz necessária. O reconhecimento da sociedade é muito importante e ver um evento lindo desse é maravilhoso”, concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.