Educação promove evento em comemoração ao Dia do Nutricionista

Celebração vai contar com palestras, exposições de alimentos da agricultura familiar e shows musicais

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 23/08/2022 às 16:00
Educação promove evento em comemoração ao Dia do Nutricionista
Educação vai celebrar Dia do Nutricionista. Foto: Ascom Semed

O Dia do Nutricionista é celebrado em 31 de agosto. Nesta data, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar um evento comemorativo dedicado a estes profissionais, ao promover uma manhã de palestras e atividades culturais, no auditório Paulo Freire, na sede da Semed, das 9h às 12h.

Segundo a nutricionista e coordenadora do setor de Alimentação e Nutrição Escolar, Rafaela Pessoa, o momento vai ser importante para o reconhecimento do profissional de nutrição que trabalha com a alimentação escolar. 

Coordenadora do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, Rafaela Pessoa, destaca nutrição escolar como direito.  Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Coordenadora do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, Rafaela Pessoa, destaca nutrição escolar como direito. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

“A alimentação é um direito do aluno, um dever do estado, e o nutricionista serve de elo para que a coisa aconteça. É o nutricionista que planeja o que vai ser servido nas unidades de ensino, calculando os macro e micronutrientes desse cardápio para que atenda a legislação. Ele que faz a educação alimentar e nutricional, e que inclui os profissionais envolvidos na produção do alimento. Participam desde a  compra e seleção dos itens, até  como eles chegam às escolas", ressalta.

A comemoração vai contar com a presença de agricultores familiares da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Eles vão expor e vender seus produtos e oferecer degustação de alimentos.

Para o presidente da Unicafes, Antônio Cardozo, essa interação de agricultores e nutricionistas vai servir para reforçar a importância nutricional dos alimentos da agricultura familiar.

“A participação no evento vai ajudar a reforçar a relação com as nutricionistas que fazem o cardápio da merenda, para que elas compreendam, cada vez mais, a diversidade e a qualidade dos produtos e osincluam nos cardápios”, informa.

Após a exposição, a nutricionista Mariana Brandão vai ministrar uma palestra com o tema “Nutrição Comportamental”. Na oportunidade, os estudantes do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) vão realizar uma série de ações voltadas para a educação alimentar e nutricional, verificação da pressão arterial e outros serviços de saúde nutricional.

Além disso, os participantes vão assistir a apresentações musicais promovidas pelo setor de Ação Cultural da Semed.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.