Educação promove eleição unificada de conselheiros escolares

Processo eleitoral ocorre na próxima segunda-feira (21), nos três turnos, conforme o funcionamento das escolas

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 18/03/2022 às 11:03
Educação promove eleição unificada de conselheiros escolares
Semed realiza eleição de conselheiros escolares. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) publicou no Diário Oficial do Município (DOM), desta sexta-feira (18), as informações sobre a eleição unificada dos conselheiros escolares. A portaria nº 0128/2022 diz que o processo eleitoral acontece na próxima segunda-feira (21), nos três turnos, conforme os horários de funcionamento de cada unidade escolar.

Os membros dos conselhos escolares são eleitos por seus segmentos para um mandato de dois anos. Devido ao período de pandemia, os mandatos anteriores foram prorrogados até o dia 31 de março deste ano.

A eleição ocorre por meio do voto aberto ou secreto de acordo com os direcionamentos das unidades de ensino. O pleito será realizado em 135 escolas. Em algumas delas, os mandatos dos conselheiros serão novamente prorrogados por estarem funcionando de forma on-line. Estão funcionando dessa forma devido às reformas nos prédios.

Na ocasião, cada segmento elege o seu representante. Podem se candidatar e votar os pais, alunos maiores de 18 anos, técnicos e professores efetivos das unidades escolares. Os conselhos têm como objetivo contribuir como cogestor das escolas e deliberar sobre temas de interesse para a comunidade, além de supervisionar a aplicação das verbas nas unidades.

Coordenadora Marta Palmeira (esq). Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed
Coordenadora Marta Palmeira (esq). Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

Para a coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar (CGGOE), Marta Palmeira Melo, com a eleição unificada dos conselheiros muita coisa vai mudar para melhor.

"Agora vamos organizar, unificando o processo teremos uma melhor organização nos processos de formação, acompanhamento aos mandatos. O conselho escolar estando lado a lado à equipe diretiva vai proporcionar melhorias, pois é um colegiado com poderes para definir juntos o Plano de Ação da Unidade Escolar", disse a coordenadora.

A cerimônia de posse dos conselheiros eleitos será realizada em abril, com horário e local a serem definidos.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.