Educação promove capacitação sobre boas práticas da manipulação dos alimentos

Formação vai atualizar diretores escolares sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, higienização e manipulação de alimentos

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 13/09/2022 às 12:51
Educação promove capacitação sobre boas práticas da manipulação dos alimentos
Diretores escolares vão participar de formação sobre alimentos. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A secretaria de Educação de Maceió (Semed) vai promover nos dias 26 e 27 de setembro, das 9h às 14h, uma capacitação sobre boas práticas de manipulação dos alimentos na escola e as novas atualizações da Resolução N° 06/2020, na sede da pasta, na Cambona. A formação é direcionada aos diretores escolares e visa garantir a excelência nutricional das merendas da rede municipal de educação.

A formação será conduzida pelas estagiárias de Nutrição da Semed, Bárbara Morgana e Rayane Carvalho, com a supervisão de uma nutricionista responsável pelas escolas. O público será dividido em quatro grupos, dois no primeiro dia e dois no segundo, com média de 45 pessoas por turma.

Os diretores escolares terão acesso a um manual com um conjunto de instruções que devem ser seguidas para manter o padrão nutricional e higiênico-sanitário dos alimentos. Além de direcionamentos de como deve ser a cozinha, a vestimenta de quem está manipulando o alimento, a recepção dos produtos e outros pontos individuais que fazem parte do processo.

Estagiária Bárbara Morgana vai ministrar a formação em alimento escolar. Foto: Lílian Santos/Ascom Semed
Estagiária Bárbara Morgana vai ministrar a formação em alimento escolar. Foto: Lílian Santos/Ascom Semed

A estagriária de Nutricção, Bárbara Morgana, informou que uma unidade de alimentação como é a escola precisa ser criteriosa para não correr riscos de infecção por alimentos, principalmente por envolver crianças.

"Esse é o objetivo das boas práticas, tornar o gestor partícipe do processo. O que ele deve exigir do manipulador, daquele cozinheiro que está na escola, é dar o essencial e o básico para que ele exerça com afinco a função de ofertar uma melhor refeição para a criança, que seja segura tanto do ponto de vista microbiológico como nutricional”, explicou a estudante de nutrição.

A capacitação também servirá para esclarecer as dúvidas que os diretores escolares possuem como enfatizou a nutricionista e coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Rafaella Pessoa.

“Vamos passar para essas gestoras o que é essa resolução, quais são os pontos importantes para que elas entendam que não é uma determinação do setor, e sim uma lei, onde existem determinações a serem seguidas. Caso não sejam, o recurso precisa ser devolvido. O programa precisa ser aplicado para que os recursos cheguem”, pontuou Rafaella.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.