Educação promove atividade voltada para seis mil alunos de Maceió

Iniciativa abordou vida e obra do artista alagoano Edmilson Oliveira com estudantes da Educação de Jovens Adultos e Idosos

Jamerson Soares/Ascom Semed 18/01/2024 às 12:46
Educação promove atividade voltada para seis mil alunos de Maceió
Artista Edmilson Oliveira prestigia evento em sua homenagem. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A comunidade escolar da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Clima Bom, realizou a culminância do projeto Conectando Saberes com a Matemática, da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), na noite da última quarta-feira (17). Mais de seis mil estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) participaram da iniciativa, em suas respectivas unidades de ensino.

O Baile da Chita, importante evento sociopolítico da história de Alagoas, teve sua releitura feita pela escola como um dos elementos do projeto, que também consistia no estudo sobre a vida e a obra do artista plástico Edmilson Oliveira, sobre o município de Paulo Jacinto, e a relação da matemática e demais disciplinas com a arte. O artista alagoano estava presente na ocasião, como também professores, coordenadores e técnicos da Semed.

"O objetivo desse projeto foi entrelaçar os saberes da matemática com os das artes, geografia, ciências, educação física, dentro da proposta que foi: como podemos juntar tudo isso e contribuir com a matemática? Escolhemos um artista alagoano e as escolas trabalharam nesse projeto, tendo como base a história dele. A gente queria que a matemática fosse pensada de uma forma diferenciada, que o aluno conseguisse identificá-la no seu cotidiano, no vestuário, como também por meio do empreendedorismo", explicou o coordenador da Ejai da Semed, Ricardo Almeida.

Toda a culminância na escola foi pensada de acordo com o que foi estudado durante o projeto, a começar pela decoração, indicando que todos estavam em um baile, o trio de forró embalando os presentes com uma boa música; das roupas dos alunos (vestidos, camisas, adereços de chita), e a comida feita com inhame que foi servida no local, que é um elemento significativo em Paulo Jacinto.

Houve também uma apresentação do grupo Nega da Costa, composto pelos próprios estudantes da escola. Logo depois, os alunos apresentaram os resultados da pesquisa e dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante o projeto, com leituras, apresentações orais e jogo de perguntas e respostas.

Para o diretor da escola, Francisco Santos, os trabalhos foram de fundamental importância, pois estimulou ainda mais a curiosidade e o conhecimento dos estudantes sobre um artista local. "Para a gente foi muito interessante, porque nossos alunos conheceram a arte de um conterrâneo, que o mundo inteiro também conhece. Nós fomos privilegiados, porque ele se disponibilizou para vir prestigiar a culminância. Os estudantes aprenderam mais sobre a arte, as formas geométricas, a história do local onde o artista nasceu, enfim. Toda a escola ficou muito feliz", destacou Francisco.

Edmilson, emocionado com o que viu, agradeceu e parabenizou toda a comunidade pelo trabalho bem feito. Ele também contou que se sentiu muito orgulhoso e feliz por ter visto sua história sendo contada na rede pública municipal de ensino.

"Foi um momento ímpar. Todos os alunos vieram tirar fotos comigo, me agradecendo, elogiando, me conheceram. Fiquei muito feliz de ter visto tudo isso aqui esta noite. Acho que a educação deve andar junto com a cultura, com as artes, não tem como separar isso, é um complemento. Penso que uma cidade sem a valorização da cultura perderá para sempre a sua memória", pontuou o artista.

O estudante Michel Lima, 33 anos, participou de uma das apresentações orais da culminância. Ele disse que gostou muito de ver o envolvimento e o engajamento das turmas no projeto. "Foi uma grande oportunidade de conhecer e participar desse trabalho, de conhecer o trabalho de Edmilson. A gente aprendeu sobre pintura, obras de arte, em como empreender. Eu falei um pouco sobre a história do Edmilson e sobre a cidade de Paulo Jacinto. Todo mundo estava muito envolvido, se esforçando, para apresentar com excelência", disse.

Quem é Edmilson Oliveira?

Edmilson Oliveira é artista plástico, pintor, gravador, muralista e escultor alagoano, nascido e criado no município de Paulo Jacinto. Aos 10 anos, autodidata, o pequeno artista já entendia que a arte era o seu lugar de liberdade e criação, e já fazia algumas obras. Com 43 anos de trabalho nas artes, Edmilson já representou Alagoas em São Paulo em alguns eventos, e na Suíça, com sua participação em duas exposições.

Suas obras são fruto de uma soma de técnicas e movimentos artísticos, como o cubismo, tendo também como inspiração os artistas Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Salvador Dalí e Cândido Portinari. Há alguns anos, Oliveira vem investigando e criando novos trabalhos com a xilogravura.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.