Educação promove 4º Encontro de Preparação para Aposentadoria

Iniciativa teve participações de representantes da Secretaria Municipal de Gestão do Iprev

Janaina Farias/AscomSemed 29/08/2023 às 14:44
Educação promove 4º Encontro de Preparação para Aposentadoria
Encontro discute aposentadoria com servidores da Semed. Foto: Janaina Farias/Ascom Semed

Dúvidas como quem já tem direito à aposentadoria, quais documentos necessários e quanto tempo depois de dar entrada no processo deve sair o benefício, entre outros questionamentos, foram as principais perguntas dos profissionais da rede municipal de educação que participaram, nesta terça-feira (29), do 4º Encontro de Preparação para Aposentadoria, que ocorreu na Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal).

Na atividade, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Maceió (Iprev), além de professores e servidores administrativos que estão próximos de conseguir o direito à aposentadoria.

O evento teve como objetivo socializar os requisitos básicos e a documentação necessária para o processo de aposentadoria, como também, responder dúvidas dos participantes, visando a celeridade do trâmite processual.

Entre os questionamentos estavam perguntas como mudanças de regras de transição após reforma, tipos de aposentadorias, perfil para aposentadoria especial, bem como professor especialista, lotação na sede e readaptação. Também questionaram sobre os critérios básicos para todos os tipos de aposentadorias, fluxo para a realização dos cálculos de aposentadoria e orientações sobre averbação de tempo de serviços, além da solicitação de afastamento e vários outros assuntos pertinentes ao tema.

A expectativa para a Coordenadora de Gestão de Pessoas da Semed, Tereza Costa, é conseguir tirar todas as dúvidas de servidores que estão na pré-aposentadoria. “Nesse momento de pré-aposentadoria, eles precisam entender melhor os seus direitos. Esse momento é exatamente para que os principais órgãos como Semed, Iprev e Semge possam estar junto aos servidores, tirando dúvidas. Muitas vezes, ele não sabe que já tem tempo, que já pode se aposentar”, afirmou a coordenadora.

À frente do programa “Iprev Vai Até Você”, a coordenadora-geral de Atendimento e Gestão de Segurado e seus dependentes do Iprev, Lisieux Ferro, disse que o Iprev tem ido às secretárias municipais, para explicar como se dá o processo de aposentadoria e tirar as dúvidas dos aposentados.

“O projeto é ímpar, porque culturalmente nós não fomos educados para entender de previdência. E aí quando está perto da gente se aposentar, a gente entra num nível de dúvidas, eu digo não apenas do processo que se dá, mas de dúvidas existenciais, me aposento, não me aposento. O que é que eu preciso de documento, o que é que eu não preciso, o tempo que eu tenho é suficiente”, explicou.

A superintendente de Governança e Gestão Interna, Marcelle Telles, que representou a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, trouxe as boas-vindas e falou da importância da iniciativa e da garantia do direito adquirido. “Todos que estão aqui hoje têm algo em comum. Um direito adquirido, porque estão próximos de se aposentar, após uma longa carreira no serviço público, e durante esse período existem muitas dúvidas, dúvidas deste novo tempo. Estamos aqui para apoiar o servidor. Estamos aqui para estar junto com vocês nesse importante processo de transição. Transição de uma bela caminhada, de uma etapa que em breve se encerra, para que um novo ciclo comece”, frisou Marcelle.

Palestra sobre longevidade

Antes da formação da mesa técnica, os servidores acompanharam a palestra sobre longevidade proferida pela psicóloga Vanessa Fagá. Com a proposta de trazer ressignificação para a vida, a especialista em psicologia do envelhecimento falou sobre carreira, novos ciclos, planejamento e expressões utilizadas para definir a terceira idade e nomeou o termo economia prateada para como nova denominação de velho e idoso, por exemplo.

“Hoje em dia, a gente ouve falar todos os termos, como terceira idade, melhor idade, idosos, velhos, a gente tem um monte de termos, mas tem um termo sobre qual eu me apaixonei, que se chama economia prateada”, afirmou.

Ela explica que esse termo não foi inventado por ela e que economia prateada é o que move todos os negócios que produzem serviços ou produtos para as pessoas com 50 anos ou mais. “Em geral o setor produtivo começa a olhar para a gente assim, já dando um tchau. Só que esse tchau eu não vejo e nunca vi como algo ruim, como algo negativo. Eu sempre enxerguei como um novo ciclo”, concluiu.

Em seguida houve a formação de uma mesa técnica representada por vários técnicos da Semed, Semge e do Iprev. Cada técnico apresentou as particularidades de sua área de competência e respondeu dúvidas de todos os presentes. A atividade foi mediada pela técnica da equipe do psicossocial da Semed, Nidiane Porfírio.

Segundo ela, o setor tem recebido muitas perguntas sobre aposentadoria. “São questionamentos sobre documentos, sobre pré-requisitos. A gente sabe que na educação temos muitas especificidades, por isso nossa persistência em realizar esse encontro todos os anos”, revelou Nidiane.

Aposentadoria

Atuando na rede municipal há mais 27 anos, a diretora da escola Hévia Valéria, Marizilda Bezerra, disse que o encontro foi uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas e adquirir mais conhecimentos acerca do tema. Ela que já tem tempo de serviço, mas ainda não tem idade mínima adiantou que a expectativa é que a sua aposentadoria saia em muito breve.

“Vim aqui, justamente, com a curiosidade de tirar dúvidas. Minha expectativa é que eu alcance a aposentadoria com brevidade, já que eu completo 50 anos, no dia 22 de outubro e também completo a idade mínima. Tenho tempo de serviço, mas não tenho idade mínima exigida”, contou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.