Educação produz podcasts de contações de histórias com adaptações de livros infantis
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Contagens de histórias acontecem em áudios curtos de até 5 minutos
Ouvir e contar histórias são formas de propagar cultura, expressar sentimentos e desenvolver a imaginação. Sabendo disso, a Biblioteca Carlos Moliterno (BCM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), busca criar bons hábitos literários e estimular a imaginação das crianças da rede municipal com podcasts de Contação de Histórias.
As postagens são regulares e acontecem toda quinta-feira, trazendo como conteúdo adaptações de livros infantis. São histórias de personagens recheados de aventuras regadas de muita imaginação, em pequenas gravações que duram cerca de cinco minutos. O projeto ganhou forma através das redes sociais da BCM (Facebook/bibliotecacarlosmoliterno e Instagram @bcmsemedmaceio) e dos e-mails institucionais das escolas, locais onde a biblioteca dispõe dos áudios.
A importância de se produzir esse tipo de conteúdo para o coordenador da BCM da Semed, Aurélio Xavier Lins, representa um grande estímulo a capacidade de desenvolver a imaginação, que começa pelo estímulo sonoro, criando assim o hábito de visualizar a narrativa produzida pela contação.
“A contação de histórias é uma importante ferramenta para a criação do gosto pela leitura que estimula e desenvolve o pensamento e autonomia das crianças. A ideia é transformar a leitura em uma atividade prazerosa, fugindo da ideia de uma leitura mecânica”, disse Aurélio.
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Contar histórias já era um trabalho realizado pela BCM com a “Estação Saber”, biblioteca móvel- ônibus que levava conhecimento para todas as escolas da Rede Municipal, mas que, durante a pandemia tiveram suas atividades paralisadas. Por conta disso, o podcast se tornou diante do isolamento social uma saída para ir além das limitações como conta o coordenador.
“Sempre trabalhamos junto às escolas com incentivo à leitura por meio da Estação Saber. O podcast é mais uma forma que encontramos de alcançarmos nosso público e, por se tratar de um formato mais leve, acreditamos que seja mais acessível para os professores e estudantes”, concluiu.
Produção dos Podcasts
Os áudios pedagógicos são produzidos e editados pelas próprias contadoras que buscam inspirações em periódicos correspondendo à turma a qual as gravações serão destinadas, como diz a professora dos 1º anos da Escola Municipal Pedro Suruagy, Saniele dos Santos Alves. A educadora não esconde o sentimento de satisfação e detalha as formas de uso das contações como ferramenta de desenvolvimento.
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“A contação de história é mais um instrumento utilizado por nós professores, dependendo de nossa estratégia conseguimos alcançar grandes resultados. Eu adoro pedir o reconto dessas histórias por parte dos alunos, trabalhando assim a oralidade, além de despertar o senso crítico da criança, fazendo com que ela diga o que pensa e o que acha da história”, detalhou, a professora.
A Servidora da biblioteca Carlos Moliterno, Gracileide Melo é outra profissional envolvida nesse processo de aprendizado, que vai desde o processo de criação a divulgação do podcast. Ela explica que a retomada das contações de histórias utilizando os meios digitais como canal de interação foi uma necessidade para ampliação do trabalho da biblioteca na Rede.
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“Tem sido um trabalho desafiador, mas, ao mesmo tempo, gratificante. Buscamos trazer mais uma modalidade de inserção do nosso público ao mundo encantador da leitura como forma de apreciação e envolvimento literário. Buscamos com o nosso projeto, ser mais um elo de incentivo e apoio ao nosso corpo docente disponibilizando os áudios, vídeos e indicações de leituras, filmes e sites para uma prática pedagógica sempre assertiva, envolvente e promissora”, disse Gracileide
Reconto
Todos as quintas, a aluna do primeiro ano da Escola Pedro Suruagy, Laura Teles tem um encontro marcado com as histórias pedagógicas. Ao lado de sua mãe a estudante ouve atentamente as histórias e mergulha em um mundo literário. Contente por poder desfrutar desse conteúdo, a menina declara seu sentimento.“Amo quando a professora me manda as histórias, quase todos os dias ela nos envia. Gosto demais de escutar, pois me sinto muito feliz. Minha história favorita é a ”Jogo de bola”, da Cecília Meireles, diz Laura.
As contações são válidas para todas as idades, como é o caso da mãe da Aluna Clara Tereza do 1º ano, da Escola Municipal Pedro Suruagy, Maria Sandra da Silva, que recebeu com alegria o conteúdo produzido pela Educação. Sandra fala satisfeita sobre as experiências que ela e sua filha têm ao ouvir a contação dos livros digitais.
“Tenho acompanhado todas as histórias e só tenho coisas boas para falar, pois a maneira com que as histórias são contadas são ótimas. Não tem como o aluno ouvir e não aprender. Minha filha fica encantada com os podcasts e eu me sinto muito feliz por ela ter o prazer de ouvir às contações e estudar. Graças aos esforços da rede, minha filha tem se desenvolvido muito bem”, disse, a mãe.
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Nathan Araujo (estagiário) – Ascom Semed
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