Educação prepara cardápio especial para creches e escolas municipais na semana das crianças

Ações ocorrem entre os dias 10 e 14 de outubro em homenagem ao Dia das Crianças

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 29/09/2022 às 13:20
Educação prepara cardápio especial para creches e escolas municipais na semana das crianças
Semana das crianças ocorre entre os dias 10 e 14 de outubro, em homenagem ao Dia das Crianças. Foto: Ascom Semed

Pensando na conscientização sobre a alimentação saudável das mais de 55 mil crianças e adolescentes da rede de ensino de Maceió, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) preparou um cardápio especial para a semana da criança, que ocorre entre os dias 10 e 14 de outubro, nas 142 creches e escolas municipais.

O cardápio preparado pela equipe do setor de Nutrição e Alimentação Escolar para a Semana da Criança é composto por cachorro-quente saudável, sanduíche natural de frango, bolo de banana com cacau, mini pizza de frango, acompanhados de uma fruta. Para os estudantes do Ensino Fundamental será oferecida uma bebida láctea.

É por meio da educação que a Prefeitura de Maceió tem investido em produtos mais naturais e saudáveis para todos os estudantes. Grande parte dos alimentos são advindos da agricultura familiar e levados para a devida seleção, limpeza e distribuição.

A nutricionista Ana Beatriz, explicou que o cardápio foi construído baseado na resolução 6, de 2020, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A intenção é pôr na merenda uma alimentação saudável, sustentável e mais natural possível. As escolas realizarão a compra dos produtos com recursos próprios para produzirem os pratos, idealizados pela Nutrição da Semed.

Nutricionista da Semed, Ana Beatriz. Foto: Ascom Semed
Nutricionista da Semed, Ana Beatriz. Foto: Ascom Semed

Para a nutricionista, as ações desenvolvidas especialmente para as crianças contribuem para a formação da educação alimentar na escola e em casa.

"A gente quer que as crianças se conscientizem sobre a alimentação saudável, justamente para evitarem refrigerantes, sucos artificiais, as coberturas, os cheetos, comidas industrializadas. Toda essa parte ultra processada. A gente tenta tirar da alimentação da criança, provocando uma consciência sobre o assunto. O bolo para as crianças menos de três anos, por exemplo, será adoçado por passas em vez do açúcar. É essa substituição de alimentos que é interessante para o desenvolvimento da criança", ressaltou Ana Beatriz.

Ainda na semana da criança, as unidades escolares Sônia Cavalcanti, Luiza Suruagy, Rui Palmeira e Fúlvia Barros vão receber palestras, jogos pedagógicos, teatro de fantoches e uma prática na cozinha das escolas, na qual os alunos vão preparar um lanche com o auxílio de professores e técnicos.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.