Educação: Prefeitura conhece programa de inovação adotado em Santana de Parnaíba

Redação 10/06/2021 às 18:59
Educação: Prefeitura conhece programa de inovação adotado em Santana de Parnaíba

A visita teve como objetivo conhecer experiências exitosas de educação de outros municípios

Visita técnica se iniciou nesta terça-feira (8) e vai até sexta-feira (11). Foto: Secom Semed

A Secretária Adjunta de Gestão Educacional de Maceió, Emília Caldas, e a Coordenadora Geral de Centros e Núcleos da Semed, Vera Pontes, visitaram, nesta terça-feira (8), o município de Santana de Parnaíba, em São Paulo para conhecer a Secretaria de Educação da cidade. A visita foi acompanhada pelo Secretário de Educação Clésius Wanderley que falou sobre sua gestão exitosa na Educação em todas as modalidades de ensino.

O programa MindLab está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba há cinco anos e tem mostrado resultados positivos para a comunidade escolar. “Tivemos relatos de professoras, diretores e coordenadores que trabalham com o programa e pudemos ver de perto como ele ajuda na educação dos pequenos”, disse Emília Caldas.

Santana de Parnaíba já retornou ao ensino presencial, com capacidade reduzida e todas as medidas de segurança necessárias. As escolas são monitoradas em tempo real pela Secretaria.

Nas duas escolas visitadas, foram observadas as experiências locais em Educação Infantil e Ensino Fundamental. A visita se estendeu até a sexta-feira (11), compreendendo também a sede da MindLab.

A secretária adjunta destacou, ainda, a importância de momentos como esse, de troca de experiências na gestão educacional em municípios que se destacam pela qualidade de ensino. “Santana é um exemplo de gestão educacional, não só pela estrutura das escolas e da sede, mas principalmente pela didática e metodologia adotadas. Isso inclui o programa MenteInovadora, da Mind Lab. O que pude ver foi um exemplo de gestão exitosa, não só para Maceió como para todo o Brasil”, afirma.

A metodologia MenteInovadora já está presente em algumas escolas de Maceió, mas deve retornar de forma mais robusta, buscando melhorar o serviço prestado aos maceioenses. “Queremos fazer um investimento mais intensificado na nossa rede. Será uma ação muito importante que resultará em resultados positivos para a educação de Maceió”, conclui a adjunta.

A coordenadora Vera Pontes, que acompanhou a secretária adjunta durante a visita, considerou o trabalho realizado na cidade como um exemplo. “É uma estrutura muito bem elaborada, muito bem equipada. Ficamos encantadas com a maneira como o programa MindLab tem ampliado as possibilidades didático-pedagógicas”, pontua.

Gestoras visitaram escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

A MindLab

A MindLab foi criada em 1994 em Israel e já se faz presente em mais de 20 países, incluindo o Brasil, onde mais de 1000 instituições de ensino público e privado fazem uso de suas tecnologias, atendendo, ao todo, 400 mil alunos e professores. Através de jogos e atividades em equipe, uma vez por semana, o programa ajuda os alunos a lidarem com situações que farão parte de seu cotidiano. A metodologia de ensino busca trabalhar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes.

Luan Oliveira (Estagiário)/Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.