Educação potencializa vida de estudantes do ensino de jovens, adultos e idosos

Iniciativas como a feira de empreendedorismo e concurso de fotografia incentivam alunos a melhorar de vida

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 26/11/2022 às 10:30
Educação potencializa vida de estudantes do ensino de jovens, adultos e idosos
1ª Feira de Empreendedorismo da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) tem investido em iniciativas que potencializam a vida dos estudantes que frequentam a modalidade de ensino voltada para o aprendizado de jovens, adultos e idosos, conhecida como EJAI. Neste modelo, quem frequenta a sala de aula para se alfabetizar ou retomar os estudos parou de estudar por alguma adversidade imposta pelo contexto social vivido pelos alunos.

Para resgatar e estimular o gosto de aprender e construir ou refazer novos projetos de vida, a Semed tem promovido ações que estimulam o comportamento empreendedor e criativo dos estudantes da EJAI que participaram de uma feira empreendedora no Educar é Massa e da mostra de fotografia e desenho realizada em algumas escolas municipais.

Maria Oliveira estuda na Escola Municipal Doutora Nise da Silveira, localizada no bairro Antares. Ela participou da mostra fotográfica, ao produzir fotos que contaram um pouco da sua história. Ao participar da iniciativa, ela obteve a motivação para continuar estudando, já que pretende fazer o curso de medicina veterinária.

“O processo foi difícil porque quando surgiu a ideia de fazer esse trabalho eu não sabia o que deveria mostrar. Aí pensei, já que é pra falar sobre cultura, eu vou falar sobre a minha vida. Fui na minha casinha, perto de Murici, que é meu lugar de origem, e fiz fotos, vídeos com a minha família toda. Tenho muitas lembranças dos meus pais. Agradeço a coordenadora que cuida de todos nós na escola. Foi ela que me ajudou, porque eu não gostava muito de participar desses momentos. Se antes eu tinha o sonho de ser médica veterinária, com esse reconhecimento, ficou mais forte”, contou Maria, com entusiasmo.

Os resultados são a continuação dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, como explica a professora Joelma Ferreira, da Escola Municipal Professora Natalina Costa, localizada no Tabuleiro do Martins.

Aluna do Ejai e professora Joelma Ferreira (azul). Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Aluna do Ejai e professora Joelma Ferreira (azul). Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

“Nós trabalhamos em sala o aspecto cultural da cidade. Depois montamos os slides e mostramos os patrimônios culturais da nossa cidade. Fomos fazer uma visita in loco. Começamos no artesanato e fomos até o marco dos corais. Em cada ponto fomos parando e explicando. Foi um trabalho excelente, visto que muitos alunos não conheciam. Foi um trabalho pedagogicamente bastante significativo”, pontuou a professora.

Uma nova visão do empreendedorismo

As propostas desenvolvidas em sala de aula são capazes de auxiliar a saúde emocional dos estudantes e a construir um novo projeto de vida. Quitéria Gomes participou da 1ª Feira de Empreendedorismo da EJAI, que ocorreu no evento Educar é Massa, nos dias 22 e 23 de novembro. Por meio da atividade tem produzido seu artesanato e combatido a depressão.

“Estou muito emocionada. É muito gratificante participar de momentos como esse. O evento mudou tudo. Estou conhecendo pessoas novas, conseguindo novos clientes, divulgando meu trabalho que é algo muito importante pra gente que vive de artesanato, muito bom mesmo. Não imaginava me tornar empreendedora. Minha família não me apoiava muito, mas temos que confiar nos nossos desejos porque se não fosse o artesanato eu estaria em depressão”, revelou Quitéria.

Humberto Alves, aluno da Escola Municipal Professor Jayme de Altavila, na Santa Lúcia, destacou a importância de participar da Feira de Empreendedorismo, ao apresentar um trabalho de reaproveitamento de alimentos, agraciado com um prêmio.

“O que eu aprendi aqui vou levar para minha educação. Aprendi que nada se desperdiça, tudo se aproveita. Foi com esse aproveitamento do alimento que ganhamos esse prêmio e dedico eles a todos. Estou feliz por todos que participaram. Meu trabalho foi a nutrição sem desperdício”, informou Humberto, aluno vencedor do primeiro lugar da feira empreendedora.

O projeto tem o objetivo de levar os alunos a ter um comportamento empreendedor, incentivando capacidades como autonomia e independência financeira, ao respeitar as habilidades de cada um. Além disso incentiva a criatividade, fornece ferramentas e estrutura adequada para que todos possam enxergar uma oportunidade de trabalho e de capacitação profissional.

A aluna Maria Quitéria é exemplo de como este projeto, também desenvolvido em sala de aula, tem modificado a vida dos alunos da EJAI. Maria trabalha como design de sobrancelhas e por meio das aulas de empreendedorismo conseguiu desenvolver melhor o seu trabalho e divulgá-lo no evento empreendedor.

Maria Quitéria é design de sobrancelhas. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Maria Quitéria é design de sobrancelhas. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

“Pra mim foi muito bom. Tive a oportunidade de divulgar meu trabalho de maneira diferente. Nunca participei de um evento como esse. Estou amando e é uma forma de ampliar minha renda. Agora pretendo ampliar meu negócio”, frisou a aluna.

Para o coordenador da EJAI, Ricardo Almeida, projetos como esses são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes.

“Com os projetos podemos elencar alguns problemas que temos em sociedade e investigar como podemos resolvê-los. É muito importante trabalhar essa metodologia de projetos porque os estudantes são protagonistas da relação ensino-aprendizagem”, finalizou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.