Educação participa de 1º Colóquio do Programa Auxílio Brasil em Maceió
Ação foi direcionada a servidores da pasta e assistentes sociais da política de educação
Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram do 1º Colóquio do Programa Auxílio Brasil (PAB) em Maceió. A ação foi realizada para instruir assistentes sociais da rede e técnicos da frequência escolar do PAB. O objetivo foi atualizar os assistentes sociais sobre as mudanças do programa, que, posteriormente, serão repassadas para a população em caso de dúvidas.
O evento ocorreu na quinta-feira (7), na sede do cadastro único e PAB, localizado no bairro da Serraria, e foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), coordenação do programa e setor das condicionalidades. No primeiro momento, houve uma palestra para explicar o programa e as alterações, e depois houve um bloco de dúvidas e discussões sobre o assunto.
A assistente social do setor da Coordenadoria Geral de Programas e Projetos Educacionais, Regina Célia Ventura, estava presente no local e acompanhou a ação. Para ela, esse tipo de qualificação instrumentaliza os profissionais das informações relevantes ao programa no momento de atendimento e orientação à comunidade escolar ou famílias.
"A ação foi importante porque é uma atualização para os profissionais, por conta da prática profissional no atendimento da comunidade escolar, encaminhamentos, como o cadastro de pessoas que se encaixam nos critérios para receber o benefício", disse Regina.
O Bolsa Família passou a se chamar Auxílio Brasil e com ele houve algumas alterações como as condicionalidades, o atendimento à população, o cadastro das pessoas, as explicações sobre a situação da família. Além disso, houve uma ampliação da faixa etária principalmente nas condicionalidades da educação.
As mudanças no programa já vêm sendo informadas há um tempo, só estão sendo mais divulgadas pelo setor de assistência social para sanar todas as dúvidas da população, já que é uma categoria que sempre lida diretamente com a comunidade escolar.
Podem receber o benefícios pessoas de 4 a 21 anos matriculados e que estejam frequentando a escola. Os valores são repassados dependendo da renda per capita. "Uma das condições é estar matriculado em alguma escola, sem o cumprimento disso o beneficiário só tende a perder", enfatizou a assistente social.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.