Educação participa da quarta edição da Flipontal com palestras e atividades culturais
Memória e diversidade são alguns dos temas que serão discutidos na feira literária, no Pontal da Barra
Durante os dias 30 de março e 1º de abril, diversas palestras e contação de histórias serão realizadas no Pontal da Barra, bairro turístico e histórico da capital. As atividades culturais compõem a 4ª edição da Feira Literária do Pontal da Barra (Flipontal), que também vai receber convidados ilustres e ícones da literatura e da cultura popular de Maceió.
A memória, o pertencimento e a diversidade são alguns dos temas que serão discutidos no evento. O objetivo da festa é incentivar a fluência da leitura e da escrita nos estudantes e visitantes, assim como realizar ações educativas para formação. Um dos compromissos do evento também é contribuir na movimentação econômica local, proporcionando oportunidades de trabalho aos empreendedores da cidade.
O comunicador social, memorialista e servidor da Secretaria Municipal de Educação (Semed), João de Oliveira Filho, será um dos palestrantes do evento. Com o tema “Memórias de um menino do interior”, nome do seu livro publicado em 2021, Filho estará relatando suas vivências no interior, na cidade Chã Preta, e como isso afetou no seu desenvolvimento como ser humano. Ele também contará como a obra foi construída. O encontro está previsto para acontecer no dia 31 de março, às 14h, na Escola Silvestre Péricles.
“A palestra tem o objetivo de retratar a minha vivência. Tive uma infância pobre, mas foi uma infância feliz. Foi uma infância com todos os percalços que uma criança tem no interior. A expectativa para o evento é de contribuir. As nossas vivências mostram que cada pessoa tem sua história e que merece ser contada. E é isso que quero trabalhar no nosso encontro”, explicou o escritor.
Questões afrobrasileiras e a reflexão sobre o racismo também serão base para a contação de histórias do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Diversidade-Étnico Racial (Neder), por meio das educadoras Denise Rocha e Verônica Aguiar. Segundo Denise, técnica do núcleo, será levado um arsenal de livros educativos e que retratam temáticas negras e indígenas.
“A nossa participação no evento é de extrema importância porque iremos levar para as escolas, para aquela comunidade, e também para quem vai visitar, as nossas experiências enquanto diversidade étnico-racial. Iremos juntos refletir sobre os temas. A gente sempre vai tocar nesse assunto, nessa reflexão sobre a valorização e respeito com o outro”, afirmou a educadora.
A coordenadora do Neder, Edinilza Alves Cabral, estará acompanhando o evento e as atividades realizadas pelo núcleo. Ela conta que o setor tem uma prática de participar de feiras literárias porque sempre oferece oficinas, palestras e debates sobre os povos africanos e indígenas.
“O objetivo das atividades do núcleo é elevar a autoestima das crianças negras e indígenas através da contação de histórias e enfatizar a importância desse segmento. A gente quer que as crianças se reconheçam e se identifiquem com os personagens das histórias”, disse Edilza.
Entre os palestrantes convidados do evento estão a poeta Mirian Monte, o cordelista Jorge Calheiros, o historiador Zezito Araújo, entre outros. Os escritores Douglas Apratto, e a escritora infanto-juvenil, Rosana Mont’Alverne, serão os grandes homenageados este ano.
Confira abaixo a programação completa do Flipontal
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.