Educação organiza simulado preparatório para os alunos do Ensino Fundamental

Redação 02/11/2021 às 09:40
Educação organiza simulado preparatório para os alunos do Ensino Fundamental

Objetivo da prova é preparar os alunos para a realização da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

As avaliações escolares são testes que servem para permitir que os alunos exercitem o aprendizado e fixem o conteúdo pedagógico. Tendo em vista a necessidade desses exercícios para um aprendizado mais efetivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará entre os dias 8 a 12 de novembro, simulados para os alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino fundamental.

As provas serão compostas de questões voltadas para os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, e buscam preparar os alunos para a realização da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro, com o intuito de avaliar o conhecimento dos alunos da Rede.

Simulado busca preparar alunos para prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

A coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Juliane Medeiros, destaca que o objetivo da elaboração do simulado busca fixar o conteúdo lecionado em sala e adequar o nível de aprendizagem dos estudantes que tiveram déficit pelas lacunas deixadas em função da pandemia.

“Hoje temos parte de nossas escolas no ensino remoto e outras na modalidade híbrida, tendo isso em vista, observamos perdas de aprendizagem e, nesse sentido, a partir do acompanhamento pedagógico vimos que possuímos muitos estudantes que não estão no nível adequado de aprendizagem. Os simulados, além de contribuir com o preparo do aluno, ajudarão no planejamento das escolas sobre a recuperação dessas lacunas”, apontou Juliane.

A coordenadora ressalta ainda a importância que o simulado terá nesse planejamento. “O simulado, de acordo com os seus resultados, poderão contribuir para o planejamento do professor. As provas são baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz o nível de habilidade que cada estudante deverá ter em determinado ano letivo”, concluiu, a coordenadora.

Nathan Araujo (estagiário)/AscomSemed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.