Educação lança plataforma gratuita de busca ativa para combater evasão escolar

Iniciativa será efetivada em parceria com instituições parceiras e outras secretarias municipais

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed 29/09/2022 às 15:47
Educação lança plataforma gratuita de busca ativa para combater evasão escolar
Plataforma digital vai auxiliar no combate à evasão escolar. Foto: Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) lançou, nesta quinta-feira (29), uma plataforma gratuita de busca ativa que irá combater a evasão escolar. A iniciativa é uma parceria com a União Nacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e da secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, que junto aos diretores das unidades educacionais, trataram da divulgação da ferramenta tecnológica que atuará como uma política pública efetiva.

Klévia Delmiro, representante da UNDIME, coordenadora da Busca Ativa em Alagoas e palestrante. Foto: Vinicius Moreira/Ascom Semed
Klévia Delmiro, representante da UNDIME, coordenadora da Busca Ativa em Alagoas e palestrante. Foto: Vinicius Moreira/Ascom Semed

A representante da UNDIME, Klévia Delmiro, é a coordenadora da Busca Ativa em Alagoas e foi a palestrante que levou ao público presente a importância da utilização da plataforma entre toda a comunidade escolar e a sociedade em geral.

“Uma educação de qualidade preza por uma busca ativa, uma vez que só é possível que a educação funcione se os estudantes estiverem em sala de aula e muitos não frequentam o ambiente escolar por algum motivo. Então, a busca ativa começa com o motorista do ônibus, porteiro da escola, representantes de outras secretarias a fim de buscar entender o por que esse estudante não está em sala de aula”, pontuou a coordenadora.

Secretário de Educação de Maceió pontuou importância da plataforma. Foto: Vinicius Marinho/Ascom Semed
Secretário de Educação de Maceió pontuou importância da plataforma. Foto: Vinicius Marinho/Ascom Semed

O secretário de Educação de Maceió, José Neto, também destacou a importância do momento para a educação do município de Maceió.

“Com o uso da plataforma de forma totalmente gratuita nosso objetivo é minimizar ou até mesmo acabar com a evasão escolar, que é um prejuízo muito grande pras famílias e toda a comunidade escolar”, afirmou.

Entre os profissionais da assistência social da Semed, a expectativa é de que a ferramenta traga novas perspectivas para a busca ativa da rede municipal de educação, como afirmou Aucione Albuquerque, assistente social da rede.

“Por mais que nós já façamos a busca ativa na rede, a plataforma é algo novo, que estamos aprendendo coletivamente e que abre novos horizontes para discussões ainda maiores, ainda mais para o fato de que não é uma ação de um único profissional, mas sim coletiva”, ressaltou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.