Educação lança campanha de coleta seletiva e sustentabilidade

Ação acontece a partir da próxima quarta (9) no auditório da Secretaria com apresentações sobre o projeto

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 08/03/2022 às 09:31
Educação lança campanha de coleta seletiva e sustentabilidade
Coordenadora do projeto "Coleta Seletiva na Semed", Jane Costa. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), por meio do setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Seas), lança a campanha "Coleta Seletiva na Semed" a partir desta quarta-feira (9) na sede da Semed. A ação visa distribuir lixeiras especiais nos setores do órgão e conscientizar os servidores e colaboradores sobre a importância da coleta seletiva dentro do ambiente de trabalho, como também reaproveitar e reduzir o volume de resíduos da sede.

A campanha começa com apresentações do projeto e explicações sobre a funcionalidade das lixeiras na quarta até o dia 28 de março, no Auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria.

Semed recebe ação sobre coleta seletiva e sustentabilidade por meio do setor de educação ambiental. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Semed recebe ação sobre coleta seletiva e sustentabilidade por meio do setor de educação ambiental. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

"A gente foi em todos os setores, fez o levantamento da quantidade de pessoas de cada setor, a quantidade de lixeiras que serão necessárias, a partir disso elaboramos o projeto. Todas as lixeiras serão identificadas como lixo úmido e recicláveis, para que o colaborador não misture os materiais. Pensamos na criação do projeto primeiro por causa da questão do aterro sanitário, para não ir produtos que podem ser reciclados e que vá para lá quando existe uma forma de reciclar o material, e também pensando na geração de renda para os catadores", explicou a coordenadora do Seas, Jane Costa.

A coordenadora também explicou que a divisão dos horários dos encontros se deu para proporcionar flexibilidade e oportunidade para todos irem, já que os setores não podem fechar. Ela acredita que a sensibilização por parte dos servidores dará resultado com o passar do tempo.

"A gente sabe que não é fácil porque são cerca de 540 pessoas que trabalham na sede, mas a gente vai intensificar essa campanha para que eles se sensibilizem para participar do projeto", concluiu Jane.

A previsão é de que as lixeiras sejam distribuídas no início de abril. Para a coleta, foram selecionadas quatro cooperativas de materiais recicláveis: a Coopvila, Cooplum, Cooprel do Antares e Cooprel do Benedito Bentes, todas de Maceió. Foi realizado um sorteio e a Coopvila começa com a coleta já no próximo mês. Depois de um período, será a vez de outra cooperativa.

Caixas de rascunhos também serão distribuídas para os setores da Semed. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Caixas de rascunhos também serão distribuídas para os setores da Semed. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

A secretaria receberá cerca de 150 lixeiras. Além disso, também serão distribuídas nas salas caixas de papel de rascunhos. As copas também serão beneficiadas com os materiais e caixas de acrílico serão colocadas na entrada de alguns setores para recolher pilhas e materiais eletrônicos em desuso.

Ainda segundo a coordenadora do Seas, o projeto será levado para as escolas municipais depois de ser realizado na secretaria.

Programação das apresentações na sede da Semed:

09/03 - Colaboradores BRA - 9h, 11h e 14h

15/03 - Gabinete, jurídico e comunicação - 9h, 11h e 14h

16/03 - DGA - 9h, 11h e 14h

21/03 - DGA - 9h, 11h e 14h

22/03 - DGE - 9h, 11h e 14h

23/03 - DGE - 9h, 11h e 14h

28/03 - RH - 9h, 11h e 14h

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.