Educação inicia série de encontros técnicos com diretores escolares e coordenadores pedagógicos

Ao longo do ano serão oito encontros formativos com o objetivo de planejar as ações da Educação

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 17/05/2022 às 11:48
Educação inicia série de encontros técnicos com diretores escolares e coordenadores pedagógicos
Semed inicia encontros técnicos com diretores e coordenadores pedagógicos. Foto: Karla Lima

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) começou, nesta terça-feira (17), uma série de encontros técnicos com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, onde serão abordadas pautas pedagógicas e administrativas. A abertura foi realizada no Auditório Paulo Freire, na Semed, e contou com a presença do secretário de Educação, Rogério Lima, da secretária-adjunta de Educação e professora, Emília Caldas, e da diretora de Gestão Educacional, Tânia Almeida.

Neste primeiro dia, participaram cerca de 73 escolas divididas por regiões administrativas. Já o segundo encontro será na quinta-feira (19) que também receberá gestores de outras regiões com a finalidade de atender a todas as 142 escolas da rede municipal de ensino.

O secretário de Educação falou da importância de uma gestão mais democrática e aberta ao diálogo.

Secretário de Educação, Rogério Lima, fala sobre importância dos encontros técnicos. Foto: Karla Lima
Secretário de Educação, Rogério Lima, fala sobre importância dos encontros técnicos. Foto: Karla Lima

“Todo mês nós vamos fazer momentos como esse, para a gente manter contato, pegar demandas, ver o que está dando certo ou dando errado, e fazer os devidos ajustes. Sintam todos abraçados e estou aqui para servir à Educação e podem ter certeza que vou me doar ao máximo. E tenho certeza que através do diálogo, a gente vai conseguir dar uma qualidade melhor ao nosso ensino”, afirmou.

Rogério Lima aproveitou a ocasião para reafirmar com os educadores o compromisso da gestão em pagar os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

“Saibam que vocês têm aqui um grande defensor dos precatórios do Fundef. A minha vontade é que todo mundo receba na mesma hora e da mesma forma, e é exatamente isso que estamos trabalhando para tentar entender o processo judicial”, garantiu o secretário de Educação da capital.

Secretária-adjunta, Emília Caldas, ressaltou importância de gestores para a educação da rede. Foto: Karla Lima
Secretária-adjunta, Emília Caldas, ressaltou importância de gestores para a educação da rede. Foto: Karla Lima

A secretária-adjunta, Emília Caldas, destacou a importância da presença dos gestores. “Nós sabemos como é difícil se ausentar das escolas, mas é muito importante ter vocês aqui porque vocês são o elo da gestão com a escola”, salientou Emília.

Nesses primeiros encontros, no mês de maio, estão sendo tratados assuntos como o recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), da recomposição de aprendizagens, da frequência escolar na questão da busca ativa por esses alunos que se distanciaram da escola, além de abordar sobre cuidados com as crianças da Educação Infantil.

Os encontros serão em maio, junho, setembro e novembro, conforme explica a diretora de gestão educacional.

Diretora de gestão educacional, Tânia Almeida, destacou que serão realizados oito encontros em 2022. Foto: Karla Lima
Diretora de gestão educacional, Tânia Almeida, destacou que serão realizados oito encontros em 2022. Foto: Karla Lima

“Ao longo do ano nós vamos ter dois momentos distintos. Serão quatro encontros para tratar dos informes, de assuntos mais gerais em relação à diretoria de gestão educacional, além disso, nós teremos mais quatro encontros de ordem formativa com pautas de orientações sobre o papel do gestor e questões de aprendizagem. Totalizando oito encontros ao longo do ano”, explicou Tânia Almeida.

Regis de Souza é diretor da Escola Municipal Luiza Suruagy, do Ouro Preto, e falou das expectativas dos encontros.

“Espero que a gente alivie um pouco. É um processo burocrático e que a gente precisa para não perder a humanidade. E que a Semed continue fazendo isso, pois é muito importante ter um momento de respostas”, disse.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.