Educação inicia rodada de reuniões para definir estratégias e planejamento para 2022

Redação 16/11/2021 às 13:53
Educação inicia rodada de reuniões para definir estratégias e planejamento para 2022

Serão nove reuniões com objetivo de promover educação organizada e forte para os próximos anos, melhorando qualidade do ensino da capital alagoana

Membros de diversos setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) seguem se preparando com o ciclo de planejamento estratégico para 2022, que visa fortalecer a Educação em Maceió. Nesta terça-feira (16) foi realizado mais um encontro, dos noves, que ocorrerão até janeiro de 2022, com foco no plano municipal de educação, metodologias de ações de gestão e o estudo do painel dos indicadores.

Os dias 4, 9, 16 e 25 de novembro marcam a primeira etapa das reuniões, cujo os profissionais passarão por debates, dinâmicas e análises de dados cujo objetivo é prepará-los para iniciar o planejamento de fato.

Os encontros estão sendo conduzidos pela assessora da Diretoria Geral de Educação, Claudia Tenório, no Recanto Coração de Jesus, na Serraria. Ela falou um pouco sobre esta primeira etapa. “Neste primeiro momento queremos ter um corpo metodológico, cujo foco é o planejamento e construir um plano final que seja coerente, articulado e executado”, disse.

Ao longo do dia de hoje, os educadores foram submetidos a uma série de laboratórios de gestão com atividades como dinâmicas voltadas para preparar os educadores a pensarem juntos.

“Agora precisamos entendermos que estamos preparados para planejar, não usando papéis, mas nossas vidas. Somente técnica, sem organização, fica apenas sistemático. E só isso não é o suficiente para ter eficácia no que almejamos”, disse a assessora aos educadores presentes no encontro.

Os próximos encontros serão nos dias 1, 6 e 9 de dezembro, e finalizando o ciclo nos dias 11 e 20 de janeiro de 2022. O documento final, com os encaminhamentos estratégicos, será finalizado até fevereiro do ano que vem.

“Não podemos só pensar em técnica, precisamos uni-la ao valores e desenvolver a união e respeito que é de fundamental importância no processo para vigorar um plano educacional que funcione a partir de 2022”, apontou Claudia.

A diretora de Gestão Educacional do Município, Tânia Almeida, destacou o trabalho do grupo. “Vamos trabalhar de maneira efetiva e estratégica ações prioritárias dentro da Educação Municipal. Cada um assumirá suas responsabilidades e indicaremos o que é prioritário, para que, dessa forma, o planejamento proporcione uma aprendizagem cada vez melhor dos nossos alunos”, afirmou.

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.