Educação inicia programa voltado para alfabetização de jovens, adultos e idosos

Aulas começaram ofertando 49 turmas em diversos locais de Maceió

João de Oliveira Filho/Ascom Semed 20/11/2022 às 08:30
Educação inicia programa voltado para alfabetização de jovens, adultos e idosos
Alfabetizadora Janaína da Silva (ao centro) do Instituto Novo Horizonte do bairro Canaã, em seu primeiro encontro com os alunos. Foto: cortesia

Com o objetivo de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, na última quarta-feira (16), na rede municipal de ensino, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos.

Segundo a técnica pedagógica da Semed e gestora do PBA em Maceió, Maria Cristiane Gama Costa, as aulas iniciaram ofertando 49 turmas em diversos locais comunitários do Município, como igrejas, associações de bairro, escolas e organizações não governamentais (ONGs).

“Neste primeiro ciclo, Maceió atingirá mais de 500 jovens, adultos e idosos. Teremos turmas no período da manhã, tarde e noite. As aulas serão desenvolvidas utilizando a metodologia e materiais pedagógicos disponibilizados pelo Programa do Ministério da Educação, mas a coordenação da EJAI realizará o acompanhamento das ações para garantir o atendimento adequado dos alfabetizandos durante o desenvolvimento do programa em toda Maceió”, garantiu.

A alfabetizadora Janaína da Silva, do Instituto Novo Horizonte do bairro Canaã, contou como foi o seu primeiro encontro com os alunos.

“Foi muito esperançoso. É muito gratificante você ver a esperança e o desejo de se alfabetizar no rosto dos nossos alunos adultos. Iniciamos nosso momento valorizando a história de cada um deles, onde eles expuseram o desejo de escrever e de se comunicar melhor. Estou muito feliz em poder contribuir no processo de alfabetização dos jovens, adultos e idosos”, revelou entusiasmada.

A iniciativa é desenvolvida pela coordenação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Semed. O coordenador Ricardo Almeida enfatizou que o programa consiste em uma estratégia de promover a alfabetização a jovens e adultos que não estudaram na idade certa.

“Trata-se de um programa que opera fora das redes educacionais por meio da atuação do voluntariado, o que lhe confere maior capilaridade e maior flexibilidade de horários, favorecendo a participação de beneficiários que residam em locais de difícil acesso ou que possuam limitações para acompanhar regimes regulares de aulas”, informou.

Coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Semed, Ricardo Almeida. Foto: Ascom Semed
Coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Semed, Ricardo Almeida. Foto: Ascom Semed

“O Programa tem por finalidade garantir a alfabetização e possibilidade de estudo para aquelas pessoas que, por algum motivo, encontram dificuldades em acompanhar o regime regular de aulas da Educação de Jovens e Adultos, que é um modelo de ensino formal da educação básica que ocorre dentro das escolas municipais”, completa.

Ricardo destacou, ainda, que cabe à União, a prestação de assistência técnica e financeira, na viabilização e execução do Programa por meio da transferência de recursos de custeio e bolsas, formações, além de materiais para os alfabetizadores.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.