Educação Infantil fecha ano de 2022 com execução de diversas ações pedagógicas

Ano letivo foi marcado pelo incentivo ao aprendizado através da cultura e foco no levantamento dos indicadores de qualidade

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 27/12/2022 às 13:00
Educação Infantil fecha ano de 2022 com execução de diversas ações pedagógicas
Aprendizado nas cheches municipais contou com incentivo à cultura popular. Foto: Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) vem trabalhando para desenvolver o aprendizado através da cultura e do lúdico, sempre monitorando os resultados de perto. As ações realizadas englobam mostras e ações culturais, projetos de ampliação de creches, acompanhamento dos resultados aplicados nas instituições, dentre outras ações.

A coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Siqueira, ressalta que foi um ano de muito trabalho e planejamento, e que é muito gratificante poder acompanhar os resultados que vêm sendo mostrados.

“Todas as ações da coordenadoria foram planejadas por meio de escuta e observação nas reuniões de avaliação diagnóstica e com o acompanhamento técnico pedagógico muito comprometido. Nós ouvimos muito as professoras para entender suas demandas, como as crianças estavam sendo acolhidas dentro do ambiente institucional, se o currículo estava sendo atendido e os pontos que precisávamos dar uma atenção especial. É muito gratificante poder acompanhar os resultados que nosso trabalho vem dando a cada mostra cultural e nova avaliação que fazemos”, explica.

Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil

A Semed trabalha baseada no cumprimento dos indicadores de qualidade estabelecidos pelos órgãos competentes no país. Em 2002 foi realizado um levantamento, tratamento e análise dos dados conseguidos através de formulários construídos em cima dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil, que foram respondidos por gestores, coordenadores, professores e profissionais.

Esses indicadores foram estabelecidos visando avaliar e fortalecer as políticas públicas voltadas para a educação infantil, para que os direitos a uma educação de qualidade das crianças de até 5 anos e 11 meses sejam garantidos.

Por meio dos indicadores, o cotidiano das escolas pode ser transformado, através da reestruturação dos processos pedagógicos, redefinindo as práticas de ensino de acordo com a realidade de cada instituição escolar, sejam as creches ou escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

As áreas focais de análise são a infraestrutura, espaços, materiais e mobiliários, intersetorialidade, interação com a família e a comunidade, currículo, interações e práticas, gestão das instituições de educação infantil.

Acompanhamento Técnico Pedagógico

O Acompanhamento Técnico Pedagógico (ATP) mensal das unidades de ensino tem como objetivo planejar, orientar e apoiar o trabalho da Equipe Gestora na busca de uma organização do trabalho pedagógico, com foco na melhoria dos indicadores de qualidade da educação infantil.

Esse acompanhamento é feito de forma mensal com as unidades da rede púbica de ensino de Maceió, no qual a equipe técnica da Semed identifica problemas e dificuldades, para, em seguida, apresentar soluções planejadas que auxiliem as escolas a desenvolver seus respectivos trabalhos no processo de ensino-aprendizagem.

Realizar esse monitoramento é fundamental para auxiliar os profissionais escolares no direcionamento das práticas pedagógicas, como frisa a diretora Carmem Lúcia, que trabalha na creche José Madltton Vitor da Silva.

“O acompanhamento técnico pedagógico é uma ferramenta de grande importância para o feedback das nossas ações e os técnicos que nos acompanham, têm nos apoiado e incentivado com bastante empenho e eficiência. Nós temos a liberdade de contar com o apoio deles todas as vezes que os procuramos. É uma parceria que tem dado muito certo, propiciando um crescimento mútuo”, enfatiza a diretora escolar.

Cultura Popular

O projeto a Cultura Popular e a Criança na Educação Infantil tem como objetivo incentivar e preservar a cultura popular alagoana nas creches e escolas da rede pública de educação de Maceió, com foco nas vivências culturais baseadas nas expressividades visuais, musicais, e corporais.

Uma das ações do projeto é acompanhar se as instituições contam com ações culturais nas unidades educacionais com vistas a conhecer os grupos de folguedos populares existentes no ambiente escolar. Após este trabalho de captação é fomentando nas próprias instituições de educação infantil propostas de vivência com a cultura popular, colocando em foco saberes, através do lúdico.

Algumas das atividades que foram trabalhadas foram as expressões culturais como o Pastoril, Reisado e o Bumba meu boi. O projeto promove o aprendizado através das manifestações culturais regionais que ainda estão muito presentes nos bairros e comunidades de Maceió.

2ª Mostra das culturas Infantis de Maceió

A mostra das culturas infantis de Maceió é um evento pensado para dar visibilidade ao trabalho de integração do aprendizado infantil com a cultura realizado pelos docentes na Educação Infantil, promovendo discussões e reflexões acerca das experiências vivenciadas pelas crianças e relatadas por seus professores através da documentação pedagógica.

Neste ano de 2022 foi realizada sua segunda edição, na qual as crianças apresentaram as produções culturais que construíram em sala de aula. Além disso, os professores fizeram uma apresentação oral do desempenho da sua turma e participaram de oficinas pedagógicas sobre como trazer a cultura para o dia a dia das unidades sem restringir essas vivências a datas comemorativas.

Algumas das atividades apresentadas pelas crianças foram as apresentações do Bumba meu boi e as Bonecas do Riacho Doce, que são elementos da cultura local e que foram trabalhados em algumas creches municipais de vários bairros, a exemplo da creche José Madltton Vitor Da Silva, que fica no Benedito Bentes.

Parceria com organizações da sociedade civil

O projeto de parceria com as organizações da sociedade civil tem como objetivo a ampliação da oferta nas creches da rede municipal de ensino de Maceió. O pontapé desta iniciativa ocorreu em junho de 2022, com a visita de uma comitiva da Semed a algumas creches de São Paulo que já utilizavam o modelo proposto há 20 anos.

A meta é realizar o cumprimento do Plano Municipal de Educação, que estabelece que até 2025 cerca de 50% das crianças de 0 a 3 anos e 100% dos alunos de até 5 anos estejam matriculados em creches municipais.

Para isso será firmado um termo de cooperação entre a Semed e as instituições, no qual a creche deve funcionar no prédio destas organizações, com todo apoio da secretaria para que a ampliação seja realizada, mantendo a qualidade do ensino.

Os editais foram abertos no mês de agosto e as instituições seguem se inscrevendo para serem analisadas e posteriormente completarem o credenciamento.

A diretora de Gestão Educacional da Semed, Tânia Almeida, informa que a parceria vem para auxiliar na redução do déficit de vagas das creches no Município.

“Com a chegada dessas novas unidades, a rede irá crescer muito mais em matrículas, o que significa novas entradas de crianças no tempo certo, que é no período da primeira infância”, garante.

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