Educação inclui ioga na rotina de jovens, adultos e idosos na Escola Nise da Silveira

Redação 05/12/2021 às 09:27
Educação inclui ioga na rotina de jovens, adultos e idosos na Escola Nise da Silveira

Exercícios têm trazido diversos benefícios aos estudantes do Ejai

Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Nise da Silveira, localizada no bairro Antares, parte alta de Maceió, reúnem-se para momentos de relaxamento e movimento corporal, toda quinta-feira nas aulas de Educação Física. O exercício adotado é a ioga, que traz diversos benefícios como o aumento da força, equilíbrio, disposição geral, flexibilidade e relaxamento.

Alunos praticando ioga no pátio da Escola Nise da Silveira. Foto: Cortesia

O projeto começou em novembro deste ano, cujo objetivo é estabelecer o exercício de forma permanente em todo ano letivo com as turmas do EJAI, além de levar a experiência da união entre mente e corpo e restabelecer uma melhoria na qualidade de vida dos alunos.

A atividade foi desenvolvida pela professora de Educação Física, Fernanda Mota, em conjunto com a coordenação da escola. A educadora falou sobre a origem do exercício. “Ioga origina-se do verbo sânscrito yuj, e significa ligar ou unir, neste caso, unir o corpo, a mente e o espírito. Essa união é conseguida através dos métodos e técnicas que incluem as posturas”, explicou.

Exercícios de ioga também são ligados a meditação. Foto: Cortesia

Segundo Fernanda, a busca em trabalhar projetos com um conceito ligado à saúde, nesse quadro difícil pandêmico onde um dos maiores pontos prejudicados foi justamente o convívio social entre as pessoas, levou a escola a repensar sobre o desenvolvimento de atividades que envolvam saúde física e mental dos alunos, incluindo momentos de relaxamento.

Professora Fernanda Mota acompanhada de suas alunas, destaca a importância do ioga. Foto: Cortesia

A professora também destacou o avanço da educação física dentro da unidade, e como tem estimulado a vida dos alunos fora da escola. “O principal objetivo é proporcionar o máximo de experimentação de diferentes práticas, a fim de instrumentalizar os estudantes e promover a inclusão na cultura corporal de movimento dentro e fora da escola”, salientou.

Os estudantes avaliam as práticas de forma positiva, declarando até a redução de dores pelo corpo, principalmente nas costas, contribuindo para um melhor desempenho no dia a dia de cada um deles.

Alunos alongando momentos antes do exercício. Foto: Cotesia

Ana Euda é uma das alunas participantes das aulas de ioga. Ela destaca que os exercícios têm melhorado suas tarefas domésticas, bem como sua saúde. “Antes eu não conseguia esticar os braços para alcançar utensílios que estivessem em locais mais altos nos armários da minha casa, depois dos movimentos da ioga, alongo meu corpo sem muita dificuldade, como também as dores que sentia vem melhorando bastante”, disse.

Além disso, a estudante falou sobre a importância desses exercícios e como tem contribuído positivamente. “Acho muito importante conhecer o próprio corpo. Nas aulas de ioga vejo que posso alcançar movimentos que antes não era capaz”, relata Ana.

Pedro Farias (estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.