Educação homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher
Evento ocorreu no auditório Paulo Freire com palestra, muita música, dança e poesia
Cheia de empoderamento feminino, de alegria e de liberdade, a sala do auditório Paulo Freire recebeu mais de 50 mulheres que trabalham na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para as atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8). O evento começou com discursos de motivação às mulheres, contação de memórias sobre o sentido do poder feminino, poesia e muita música.
As colaboradoras foram acolhidas pelas artistas, Késia Simone e Lúcia Andrade, que interpretaram canções brasileiras, especialmente àquelas que falam sobre a força da mulher na sociedade. O professor e poeta Emanuel Galvão também declamou um poema e iniciou sua fala elogiando a inteligência e o bom senso das mulheres da secretaria. Emoção, verdade e entrega marcou o evento.
A coordenadora geral de programas e projetos, Kátia Lessa, abriu os discursos.
"Este é o momento que a gente percebe o quanto nós somos vitoriosas só pelo fato de ser mulher. A mulher que trabalha e que cuida do filho, do marido, da casa. Nós somos guerreiras, somos empoderadas, somos donas de si. Estou muito feliz por este evento", comentou Kátia Lessa.
A coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Paula Mendes, fez um discurso sobre feminismo e a realidade da mulher brasileira.
"Vocês têm ideia do que vocês mulheres da Educação de Maceió têm feito? Já pararam para refletir? Quem faz a educação de Maceió são as mulheres. São vocês gestoras, coordenadoras, diretoras, professoras, inclusive cantoras. Eu sempre digo que 52% da população são mulheres e o restante são filhos delas. Ou seja, sim, nós dominamos o mundo", discursou Ana Paula.
A integrante do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Marta Virgínia Patriota, conferiu uma palestra sobre as diversas faces da existência feminina e os preconceitos sofridos pelas mulheres em seu cotidiano.
O evento contou também com uma aula de Zumba, ministrada por Manú Tavares, que descontraiu e animou as mulheres que participavam das atividades no auditório da Semed.
A servidora, Joseleide Serafim, que trabalha há dois anos na Semed, participou do encontro. Para ela, hoje não é só um dia de comemoração, mas de luta, principalmente para a mulher preta.
"Nós nascemos de uma mulher, isso sem dúvidas, não tem que explicar. É difícil para a mulher preta e de matriz africana. Tenho que matar 15 leões por dia para poder assumir minha religiosidade. O que devemos fazer é abrir as cabeças das pessoas para que entendam isto: nós nascemos todos de uma mulher, da mãe natureza de um modo geral. O evento veio para agregar e fortalecer. Que esse tipo de palestra e atividades continuem sempre sendo realizadas, e que não seja só aqui, mas se expanda para as escolas ", enfatizou.
O secretário municipal de Educação, professor Elder Maia, também contou um pouco de sua vivência com a mãe e a avó, a relação com a sala de aula e o importante papel das mulheres e do seu trabalho como professor.
"Vocês são formidáveis, são maravilhosas. Nós precisamos muito de vocês, mulheres. Está acontecendo uma transformação na minha geração nas estruturas sociais e graças a Deus quem vem conduzindo essa mudança são vocês", destacou o secretário.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.