Educação homenageia em missa de sétimo dia professora vítima de acidente
Momento teve comoção, boas lembranças e respeito à memória de Maria de Lourdes Bezerra
Amigos e familiares se reuniram na manhã desta quarta-feira (29) no auditório Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para celebrar a missa de sétimo dia em homenagem à professora da rede municipal de ensino Maria de Lourdes Bezerra Nunes e do seu neto Rafael Nilo dos Santos Nunes.
A cerimônia foi um momento de grande comoção e evidenciou o profundo respeito e a gratidão de todos por tudo o que a professora Lourdinha representa para a Educação municipal. O momento de oração foi celebrado pelo padre Gilvan Neves, da Igreja Nossa Senhora das Graças e contou com a participação do Secretária Municipal de Educação Elder Maia, familiares e amigos da Semed.
“Uma homenagem digna de sua grandeza, como profissional e como pessoa”, destacou a professora Edna Lopes, do Conselho Municipal de Educação (Comed).
A professora Dalva Costa, resumiu em carta a importância da professora Lourdinha na rede de ensino. “Quem de nós não se lembra da presença da Lourdinha na Semed, contribuindo para com a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Seja na elaboração, coordenação de projetos, seja na sala de aula à noite, onde ela atuava com maestria, seja com a alfabetização das pessoas em situação de rua, trabalho que ela desenvolvia de forma competente, sensível, sobretudo respeitosamente”, afirma.
Dalva ressaltou que pensar na companheira Lourdinha, é pensar na condição das mulheres trabalhadoras. “Sua incansável luta por uma sociedade igualitária, justa e fraterna, isso no plano coletivo, no qual ela muito contribuiu. No plano familiar, pessoal, não temos como deixar de evidenciar a questão da maternidade. Ela amava ser mãe. Seu sentido materno era muitíssimo responsável, era imenso seu amor por seus filhos e seus netinhos”, avalia.
Rafael Machado, aluno que trabalhou com a professora Lourdinha no comitê municipal de monitoramento e acompanhamento da política para a população de rua de Maceió também destacou o seu empenho na Educação.
“Foi acompanhando o trabalho da professora Lourdinha que eu comecei acreditar na educação. Isso porque a Lourdinha foi uma profissional diferente. Ela me deu força para que minha voz viesse ecoar de verdade. Ela disse para mim que só sossegaria quando eu terminasse meus estudos. E é isso que eu vou fazer. Continuar meus estudos. Foi com ela que a gente conheceu os programas federais Brasil Alfabetizado, o Mais Educação”, conta.
Em razão do seu trabalho realizado com os moradores de rua, durante a cerimônia foram recolhidos vários alimentos que serão doados aos mais necessitados.
Maria de Lourdes e seu neto, Rafael Nilo, morreram após um fio energizado cair sobre o carro que ocupavam no dia 23 de dezembro, no bairro Santa Amélia, em Maceió. O acidente teria sido provocado por uma van que bateu em um poste, rompendo a fiação elétrica e ocasionando o acidente.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.