Educação fortalece ações para ajudar alunos na mudança de fase escolar

Objetivo é minimizar as inseguranças dos pequenos

Allana Dias (estagiária) / Ascom Semed 18/01/2023 às 14:20
Educação fortalece ações para ajudar alunos na mudança de fase escolar
Ações marcam a transição de etapa escolar

A mudança é sempre um processo desafiador, que nos coloca frente a novos desafios. Para os estudantes, é ainda mais complexo. A mudança da fase escolar traz inúmeras dúvidas e inseguranças para crianças de qualquer idade. Por isso, as unidades escolares da rede municipal de Maceió estão realizando ações que servem como ritos de passagem para que os alunos se sintam mais acolhidos nesse processo.

A assessora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliani Melo, fala da importância de manter o ambiente acolhedor e receptivo neste período de mudança. “O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental é necessário. As crianças vão vivenciar uma experiência diferente; muitos trocam de instituição também e com isso surgem vários receios. Por isso, é importante lembrar que eles mudam de etapa, mas continuam crianças”.

Para ajudar nesse momento, um cronograma de atividades foi montado na creche Ana Carolina Galina Fontes Ferreira Santiago, na Cidade Universitária. As ações vão de brincadeiras ao ar livre a visitas a outras escolas. Para a professora Cinthia Calheiros, isso garante uma mudança mais tranquila.

“Esse foi um momento muito pensado e planejado. A transição das nossas crianças do segundo período está acontecendo de forma leve e de acordo com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elas encontrarão um currículo estruturado, pautado em atividades mais direcionadas por campo de conhecimento, encontrarão os objetos de conhecimento, farão novos amigos, conhecerão novos professores e profissionais, assim como novos espaços educacionais e tudo isso num estalar de dedos”, disse.

Paula Castro também é professora da unidade e ressalta que a transição é uma forma de criar memória afetiva. “Essas atividades são importantes para que eles entendam que eles vão para outro ambiente e que tudo é pensado como um preparo para que não haja ansiedade; e para que eles criem também uma memória afetiva das creches, para que no futuro eles possam chegar aqui e lembrar dos bons momentos vividos”.

Maria Clara, estudante da creche, tem seis anos e está animada com as mudanças. “Eu estou gostando muito dos passeios, das brincadeiras e de conhecer as novas escolas. Mas vou sentir saudades daqui”, relatou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.