Educação firma convênio com Sebrae Alagoas para ofertar cursos de empreendedorismo

Parceria vai capacitar cerca de nove mil estudantes e três mil professores do Ensino Fundamental II e EJAI

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 25/08/2022 às 13:00
Educação firma convênio com Sebrae Alagoas para ofertar cursos de empreendedorismo
Assinatura do convênio com o Sebrae/AL. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Com objetivo de disseminar a cultura empreendedora, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Sebrae Alagoas vão oferecer oficinas de empreendedorismo para professores e estudantes da rede municipal de ensino. O convênio foi firmado pelo secretário de Educação de Maceió, José Neto, e pelo diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, nesta quinta-feira (25). 

O convênio, com duração de dois anos, deve atingir e capacitar cerca de 9 mil estudantes e 3 mil professores do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

A celebração contou com a presença da secretária-adjunta e professora, Emília Caldas, do coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Ricardo Almeida, e da coordenadora do Ensino Fundamental, Juliane Medeiros. 

O objetivo da parceria da Seme com o Sebrae/AL é buscar desenvolver uma educação, mentalidade empreendedora nos alunos e nos professores também, não só em relação a negócios, como abrir ou administrar sua própria empresa, bem como para a sua vida, traçando estratégias e inovações. O Sebrae Alagoas vai disponibilizar material didático e profissionais que irão administrar as oficinas e cursos.

Dentro do convênio também serão desenvolvidas ações educativas como o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que vai capacitar os professores com metodologias consolidadas fomentando habilidades empreendedoras. 

Todo o conhecimento será repassado aos alunos, que irão colocar em prática todo o aprendizado tendo como resultado final a Feira de Culminância do Ensino Fundamental e o Projeto Vida, Empreendedorismo e Finanças para a modalidade EJAI. Sendo assim, cada programa respeitando a metodologia de seu público-alvo.  

Secretário de Educação, José Neto, assinando o contrato. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Secretário de Educação, José Neto, assinando o contrato. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Para o secretário de Educação de Maceió, José Neto, este é um momento único para a rede.

“Pra mim é um prazer estar consolidando essa  parceria com o Sebrae Alagoas, porque é um momento muito importante para a nossa rede de ensino, trazer esse traço de empreendedorismo para os alunos e professores. Acredito que através desse projeto, vamos conhecer novas joias do empreendedorismo dentro das nossas escolas”, afirmou.

Emília Caldas destaca a importância de parcerias entre o Poder Público e as iniciativas privadas para o desenvolvimento da Educação.

“O caminho é esse. Não depende só do Poder Público, acho que as iniciativas privadas e as instituições sociais têm que estar se envolvendo na Educação pública, dando as mãos para que as coisas aconteçam. E só temos a crescer nesta caminhada”, pontuou. 

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.