Educação finaliza aplicações da avaliação diagnóstica no Ensino Fundamental

Provas devem ajudar no planejamento educacional dos próximos anos, apontando os principais déficits dos estudantes após o período remoto

Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed 01/04/2022 às 14:54
Educação finaliza aplicações da avaliação diagnóstica no Ensino Fundamental
Provas vêm sendo aplicadas desde o ano passado. Foto: Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed

A Avaliação Diagnóstica dos estudantes de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino se encerrou nesta sexta-feira (1º). Os resultados dos exames serão importantes para a definição das estratégias de ensino para o ano de 2022.

De acordo com a técnica da coordenadoria de Ensino Fundamental, Ana Márcia Ferreira, o teste visa superar dificuldades.

“Poderá ser observado quais habilidades prioritárias precisam ser retrabalhadas, como, também, norteará ações para a complementação de estudos, visando a superação das dificuldades de aprendizagem”, detalha.

A avaliação foi aplicada em todas as turmas de Ensino Fundamental da rede municipal, sendo planejada em meados do ano passado. Com os resultados obtidos será possível identificar quais foram as deficiências dos estudantes durante as aulas remotas e assim desenvolver estratégias pedagógicas para melhorar a aprendizagem dos alunos.

A coordenadora de Ensino Fundamental, Juliana Medeiros, destacou a importância da avaliação.

“O nosso objetivo é a recuperação das aprendizagens e a consolidação delas. Tivemos um período remoto muito difícil e precisamos entender se os nossos alunos avançaram, estagnaram ou regrediram na aprendizagem”, disse.

Ao todo, 90 escolas da rede receberam os testes, que foram aplicados nas turmas do 1º ano abordando Língua Portuguesa e nos 2º ao 9º com questões de português e matemática. A avaliação é parte do Programa Alfabetiza Maceió, em parceria com o Educar Pra Valer.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.