Educação faz aferição prática para implementar receita com carne suína nas escolas

Prato foi escolhido para aumentar as opções proteicas do cardápio escolar

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 04/11/2022 às 14:45
Educação faz aferição prática para implementar receita com carne suína nas escolas
Receita com carne suína e legumes pode ser implementado no cardápio das escolas. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O cardápio escolar da rede de ensino da Educação de Maceió pode ficar um pouco mais nutritivo e saboroso ainda este ano ou a partir de 2023. É porque a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está querendo implementar uma receita com a carne suína. O processo de aferição (teste) aconteceu nesta sexta-feira (4), com a equipe de Nutrição e Alimentação Escolar da secretaria.

É necessário que esse teste seja realizado para que a receita passe por algum ajuste e, posteriormente, passe para o teste de aceitabilidade que será realizado em uma das escolas municipais. Será selecionada uma unidade escolar com mais de 100 alunos. Esses estudantes vão experimentar a receita e, caso tenha mais de 80% de aprovação, será incluída no cardápio.

A aferição ocorreu na cozinha técnica da Semed, onde são preparadas e testadas todas as receitas nutricionais antes de chegarem na mesa dos estudantes. A receita foi feita por Raquel Vieira, merendeira formadora e Senildo da Silva, técnico do setor de nutrição da Semed. Houve dois momentos de apresentação: primeiro, foi servido o lombo ao molho de legumes acompanhado de arroz e cebolinha, depois a mesma receita com banana verde.

Além de toda a equipe de nutrição, estavam presentes o secretário de Educação, José Neto, a secretária adjunta, Emília Caldas, a coordenadora do setor de nutrição da Semed, Rafaela Pessoa e a coordenadora de Projetos e Programas Suplementares, Lívia Lima.

Equipe da Semed degustou a receita. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Equipe da Semed degustou a receita. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Após a degustação, o secretário José Neto comentou que achou o prato muito saboroso e nutritivo e que isso pode refletir bem para os nosso alunos.

"É o segundo momento que eu participo da aferição aqui. É sempre importante desenvolver novas receitas com produtos que atendam o nosso cardápio escolar, de modo a tornar uma alimentação mais agradável, mais palatável aos nosso estudantes. Eu fiquei muito impressionado, a comida ficou muito saborosa e eu acredito que isso reflita muito bem nas nossas escolas", disse José Neto.

Coordenadora do setor de nutrição da Semed, Rafaela Pessoa. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Coordenadora do setor de nutrição da Semed, Rafaela Pessoa. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Rafaela Pessoa, coordenadora do setor de nutrição da Semed, explicou que a carne suína foi escolhida para complementar o acervo de proteína que compõe o cardápio escolar.

"Hoje só ofertamos peixe, frango e carne vermelha. Decidimos testar a carne suína para compor a alimentação escolar. A carne suína é uma carne mais magra, rica em ferro, vitamina do complexo B e vai ser uma variedade proteica", contou a coordenadora.

A etapa de teste de aceitabilidade acontece em forma de questionário, para os estudantes do Ensino Fundamental e da EJAI, e de forma lúdica (uso de carinhas felizes e tristes, sinalizando que há a aprovação ou não do prato), que será realizado para as crianças da Educação Infantil.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.