Educação fará estudo para auxiliar o combate à evasão escolar na EJAI

Coleta de dados vai acontecer por meio de aplicação de questionários entre alunos e professores

Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed 05/05/2022 às 16:13
Educação fará estudo para auxiliar o combate à evasão escolar na EJAI
Foto: Pedro Farias / Ascom Semed

Visando combater a evasão escolar entre os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar uma coleta de dados entre estudantes e professores. A ação é planejada e executada pela Coordenadoria Geral da EJAI nas 46 unidades da rede que ofertam a modalidade.

A iniciativa facilitará na melhora das práticas pedagógicas através da sistematização de dados estatísticos coletados durante as visitas às escolas da rede, para que a evasão escolar na EJAI possa ser minimizada e, por consequência, a educação desses estudantes seja fortalecida.

A pesquisa será realizada junto às unidades educacionais, com a aplicação de questionários entre estudantes e professores. Os dados coletados através desta aplicação serão, posteriormente discutidos e socializados para que seja possível identificar as problemáticas que desaguam na evasão escolar.

Ricardo Almeida, coordenador geral da EJAI. Foto: Ascom Semed
Ricardo Almeida, coordenador geral da EJAI. Foto: Ascom Semed

Ricardo Almeida, coordenador geral da EJAI, explica que em um levantamento realizado no último ano letivo, foi constatado que mais de 60% dos estudantes da EJAI evadem ou reprovam por frequência. Ele explica que o levantamento de dados vi ajudar a entender com maior detalhamento, os motivos destes números.

“Queremos entender os motivos que levam estes alunos a evadir da sala de aula, através de dados reais e indicadores coletados por meio da escuta aos estudantes. A partir disso, serão pensadas estratégias de permanência deles dentro das escolas, levando em conta seus interesses e necessidades”, concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.