Educação encerra planejamento estratégico da rede municipal para o ano letivo de 2023

Agora, grupos vão atuar na conclusão do plano de ação, traçando as metas para a rede pública municipal de ensino

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 18/01/2023 às 16:50
Educação encerra planejamento estratégico da rede municipal para o ano letivo de 2023
Semed encerra planejamento estratégico da rede de ensino público de Maceió. Foto: Karla Lima/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) concluiu, nesta quarta-feira (18), o planejamento estratégico da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2023. Ao longo dos dias 10,17 e 18 de janeiro foram realizadas palestras, análises, debates e ações coordenadas que buscaram pensar o rumo da educação pública municipal para este ano.

O planejamento estratégico é o ponto de partida para todas as ações, que buscam melhorar, cada vez mais, os indicadores educacionais e a qualidade do ensino público.

Participaram do planejamento, coordenadores e chefes de setores da Semed, além de representante das unidades escolares. Também estiveram presentes o secretário de Educação de Maceió, José Neto, a secretária-adjunta, professora Emília Caldas, a diretora de gestão educacional, Tânia Almeida, e o diretor de gestão administrativa, Augusto Rocha.

O dia teve início com a palestra “Reflexões sobre gestão e a escola do futuro”, realizada por Lucas Paiva, diretor do Projeto Tiro na Lua Educação. Em seguida foi realizada a escolha dos gerentes das metas e o grupo de sistematização. Houve uma oficina de orientação para elaboração do plano de ação. Por fim, foi divulgado um cronograma para elaboração das metas.

Os grupos terão até o dia 31 de janeiro para concluir e entregar o plano de ação, que será lido por especialistas. A previsão é que no dia 3 de fevereiro seja realizado uma reunião com o grupo de sistematização para a validação do plano de ação.

“Vamos sair daqui com alguns planos de ação dentro do que a gente já tem de planejamento. A Educação já tem algumas diretrizes a serem seguidas como o Plano Municipal que são necessárias. E precisamos virar a chave, pensar diferente, quebrar o paradigma para que possamos fazer uma Educação de qualidade para atingirmos as metas desta gestão”, afirmou o Secretário de Educação de Maceió, José Neto.

No dia anterior, na terça-feira (17), o consultor Gilmar Cavalcante, apresentou um estudo sobre a demanda real da rede municipal de ensino de Maceió. Este levantamento vai servir de base para a construção do plano de ação. Em seguida, houve uma apresentação dos objetivos e metas, além de uma oficina em que o público elaborou, validou e apresentou as estratégias pelos grupos de trabalhos. Por fim, foi construído os indicadores para as metas.

No primeiro dia da reta final, no dia 10 de janeiro, foram discutidas as atuais metas e ações alinhadas ao Plano de Ações Articuladas (PAR), ao Plano Municipal de Educação e ao Plano de Governo do Prefeito JHC. Todas essas discussões culminarão nas metas e estratégias para a rede em 2023.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.