Educação encerra ciclo de formação para diretores escolares

Encontro teve foco nas relações pessoais no ambiente escolar

Allana Dias (estagiária)/Ascom Semed 27/12/2022 às 13:54
Educação encerra ciclo de formação para diretores escolares
Encerramento do ciclo de formação de diretores escolares. Foto: Ascom Semed

Pensando no desenvolvimento das relações pessoais no ambiente escolar, a Secretaria de Educação de Maceió (Semedl) realizou, nesta terça-feira (27), a "Formação dos Gestores: Gestão Relacional”. O encontro ocorreu no auditório Paulo Freire e encerrou o ciclo formativo para diretores escolares, neste ano.

Durante a formação foram abordados pontos fundamentais para fortalecer os relacionamentos, respeitando as características pessoais para que seja possível desenvolver uma convivência agradável.

Para a palestrante, técnica de Recursos Humanos, Edleusa Romão, o assunto é muito importante para os diretores escolares, devido à quantidade de públicos com os quais estes profissionais convivem.

“O gestor escolar tem uma particularidade, pois ele lida com diversos públicos: com o público interno, com as pessoas, servidores, prestadores, com os alunos, os fornecedores e com a comunidade escolar. Então não é fácil. É preciso que haja uma sensibilidade para perceber as características pessoais e que existem pessoas mais difíceis de lidar.  É uma oportunidade de desenvolver a capacidade de enxergar mais e se avaliar com o cuidado para que não tenha pré-julgamentos. São pontos importantes para todos, mas principalmente para o gestor, devido a amplitude de públicos que ele trabalha no dia a dia. A formação foi muito rica, pois foi participativa, uma partilha de experiências", revelou.

A diretora da Escola Municipal Professora Jarede Viana de Oliveira, Roxana Araújo, ressaltou a importância de trabalhar o assunto.

“Essa formação veio trazer para todos nós conhecimento sobre como trabalhar melhor com os recursos humanos, com os professores e funcionários da escola. E veio também nos dar subsídios para que possamos fazer um trabalho humano, para que possamos conhecer melhor a escola e ajudar a todos. É muito importante, pois hoje o que nos faz diferentes são as nossas relações interpessoais, em qualquer trabalho", pontuou.

O encontro foi o sexto realizado pela Semed durante o ano, voltado para os diretores escolares.

Segundo a técnica da Semed, Ana Deise, o objetivo da formação é auxiliar os diretores a construir uma gestão mais democrática.

“O objetivo é fazer com que os gestores desenvolvam meios para lidar com os conflitos do dia a dia da escola. Pois é ele que vai interagir com os pais, alunos, professores e todos que compõem a comunidade, para construir uma gestão democrática”, concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.