Educação encerra ciclo de formação continuada com psicólogos da rede municipal de ensino

Último encontro foi marcado por debates e cases de sucesso nas escolas públicas de Maceió

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 07/12/2022 às 11:25
Educação encerra ciclo de formação continuada com psicólogos da rede municipal de ensino
Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou o ciclo de formação continuada de psicólogos da rede municipal de ensino de 2022, nesta quarta-feira (7), na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), no Farol. O momento foi marcado por exibição e debates de práticas exitosas nas escolas públicas e palestras sobre psicologia escolar.

O evento foi aberto para psicólogos do município de Maceió, tanto da rede privada quanto da pública, bem como para estudantes. A formação “Debates em Psicologia Escolar” fecha o ciclo de nove encontros formativos realizados ao longo deste ano, que auxiliaram e orientaram os profissionais nas práticas nas escolas.

O ano de 2022 foi histórico para a rede municipal pois, pela primeira vez, a Prefeitura de Maceió contratou psicólogos, por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), para atuarem dentro das escolas ajudando no desenvolvimento dos alunos e também dos funcionários.

Este momento de encerramento vem para complementar e dar luz a todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, é o que conta Walkiria Souza, psicóloga escolar da Semed.

“Momento muito importante que vem para culminar o ano de formações para os psicólogos escolares da nossa rede. E é um convite para o público debater as práticas exitosas que estão acontecendo dentro das nossas unidades. Este ano foi muito importante para nós, porque foi a primeira vez que tivemos psicólogos dentro das escolas públicas de Maceió, então, a gente encerra a caminhada deste primeiro ano com muita discussão e trabalhos realizados”, pontuou.

O evento contou com a presença da diretora de gestão educacional da Semed, Tânia Almeida, e do presidente do Conselho Regional de Psicologia, Leonardo Tenório. Tânia aproveitou o momento para destacar o empenho do prefeito de Maceió, JHC, em tornar realidade a presença do profissional de Psicologia dentro das unidades escolares da rede municipal.

“A gestão JHC em nenhum momento cruzou os braços para a não valorização da educação, saúde ou qualquer outra área. Somente na última chamada do PSS foram convocados 57 psicólogos. Isso mostra uma valorização e responsabilidade do prefeito com a política da educação, que não se constrói apenas com professor em sala de aula, mas também por meio de parceria com profissionais de outras áreas que fortalecem o nosso trabalho”, destacou a diretora de gestão educacional.

Entre as práticas exitosas mostradas ao público está a da psicóloga Sandra Peixoto, da creche municipal Maria Aparecida Bezerra Nunes, do Trapiche da Barra. Com o tema “Entrevista com familiares em uma escola pública”, a psicóloga mostrou como a escuta da família pode ajudar no entendimento e no desenvolvimento da criança.

“Eu queria entender como elas chegaram na creche, porque muitas chegam ainda no berçário e só saem no 2° período. Elas têm histórias lá! Então, eu também queria entender quem era a mãe de Maria e de João, conhecer essas famílias. Eu também queria que a mãe de Maria e de João me falassem quem eram eles, como são essas crianças. Então, por meio dessas entrevistas eu queria entender quem era aquela família e aquela criança”, relatou Sandra.

Outro momento importante do evento, além dos cases, foi a palestra ministrada pela psicóloga da rede, Leilane Ferreira. Ela conversou e discutiu com o público sobre a aprovação e o percurso da implementação da Lei 13.935/2019, que insere os profissionais de Psicologia nas redes públicas de ensino, mediante concursos públicos e processos seletivos.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.