Educação empossa 19 novos membros do Conselho Municipal de Educação para mandato 2023-2026
Solenidade, realizada nesta sexta-feira (20), foi marcada pela presença de autoridades da Educação regional e nacional
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) empossou os 19 novos membros do Conselho Municipal de Educação (Comed) para a gestão quadrienal 2023-2026. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (20) e contou com a presença de autoridades regionais e nacionais da Educação.
O Comed é um colegiado que possui caráter normativo, consultivo, deliberativo, fiscalizador e de controle social da rede pública de ensino da capital alagoana. A entidade tem como obrigação acompanhar os investimentos e as políticas públicas da Educação de acordo com as legislações Federal e Municipal.
A posse dos conselheiros e conselheiras do Comed representa uma conquista da participação da sociedade civil no controle social, na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais, empenhada na qualidade e na equidade da educação básica do município.
A solenidade contou com a presença do secretário de Educação de Maceió, José Neto; do secretário adjunto de governança de Educação, Rogério Lima; do presidente do Comed, no mandato de transição 2022, Juliano Brito; da presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas, Marly Vidinha; do presidente da União Nacional dos Conselhos de Educação, Manoel Humberto Gonzaga Lima e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas, Izael Ribeiro Gomes.
Para José Neto, o Comed e a Educação trabalham em parceria por uma educação pública de qualidade para o Município de Maceió.
“Eu tenho o Conselho como parceiro na gestão da Semed com esse poder de controle social. Não há separação entre a Semed e o Comed, estamos dentro da mesma estrutura. O Conselho está aqui para nos ajudar e nos aconselhar nas decisões. Tenham certeza que continuaremos nessa parceria sempre buscando os melhores dados e soluções para fortalecemos a educação municipal”, afirmou.
Ao todo são 12 segmentos e instituições, cada qual com seus representantes que vão, ao longo do mandato, auxiliar nas ações deliberativas, normativas e fiscalizadoras. Esses membros representarão sociedade civil e do poder público.
Eles são distribuídos em duas câmaras setoriais, sendo nove para a Câmara de Educação Básica Municipal e 10 para a Câmara de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e de Valorização de Profissionais de Educação do Município de Maceió.
Abdizia Barros foi eleita conselheira do segmento das Instituições Públicas Formadoras de Professores, representando a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em nome dos novos integrantes, ela falou do compromisso em representar a sociedade civil na luta por uma educação pública de qualidade nos próximos quatro anos.
“É uma honra para mim este momento. Gostaria de ressaltar a importância deste Conselho tão bem referenciado. Estamos no mesmo caminho para defesa de uma educação pública gratuita, laica e de qualidade social para todos. Estamos aqui representando instituições, a partir deste momento, eu deixo de ser a professora Abdizia e passo ser a Abdizia que representa a Universidade Federal de Alagoas. Então, nesse Conselho a gente se desarma, se desprende de tudo para representar as instituições as quais nós estamos aqui por conta delas”, destacou.
A nomeação dos novos integrantes do Comed foi feita pelo prefeito JHC e publicada no Diário Oficial do Município no dia 6 de janeiro.
Confira a lista dos segmentos e membros nomeados:
I – Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Maceió Titulares:
Claudiane Oliveira Pimentel Fabrício, Mainah Almeida de Paula Lima e Adriana Silva de Morais Andrade
II - Representantes dos Estudantes da Educação Básica Pública Municipal:
Adriana Maria da Silva, Ivanilda Ferreira de Lima e Flávia Maria da Silva Paz
III - Representantes dos Pais de Alunos da Educação Básica Pública Municipal:
Priscila Maria dos Santos Araújo, Andreia Maria Guimarães e Eliane Silva de Souza
IV – Representantes dos Professores da Educação Infantil da Rede Privada (Sindicato dos Professores de Alagoas-SINPRO):
Murilo Firmino da Silva
V - Representantes dos Professores da Educação Básica Pública Municipal (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas - SINTEAL):
Juliano Matias de Brito e Pastora Maria dos Santos
VI – Representantes das Instituições Públicas Formadoras de Professores (Universidade Federal de Alagoas):
Abdizia Maria Alves Barros
VII - Representantes dos Estabelecimentos de Ensino da Rede Privada de Educação Infantil (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Alagoas-SINEPE):
Bárbara Heliodora Costa e Silva
VIII - Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA):
Alba Mércia Ferreira de Lima
IX - Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD):
Maria Luiza Angelim Duarte Costa e Silva
X – Representantes dos Servidores Técnico Administrativo das Escolas Públicas Municipais (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas-SINTEAL):
Katia Valéria Oliveira da Silva
XI – Representantes dos Diretores das Escolas da Rede Pública Municipal de Maceió:
Emília Soares de Albuquerque
XII – Representantes do Conselho Tutelar do Município de Maceió:
Inácia Adriana Correia Leite
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.