Educação e poder judiciário renovam parceria para executar o projeto Paternidade Responsável nas escolas municipais

A iniciativa busca garantir que o direito do registro de paternidade seja reconhecido

Arthur Vieira (Estagiário)/ Ascom Semed 20/04/2023 às 17:56
Educação e poder judiciário renovam parceria para executar o projeto Paternidade Responsável nas escolas municipais
A iniciativa busca garantir que o direito do registro de paternidade seja reconhecido. Foto: Daniel Marinho / Ascom Semed

Nesta última quinta-feira, (20), a Secretaria Municipal de Educação, (Semed) renovou a parceria com o poder judiciário com o Projeto Paternidade Responsável, iniciativa que busca garantir que o direito do registro de paternidade seja reconhecido.

“O projeto é capaz de localizar os alunos da rede de ensino municipal que não possuem o registro paterno e através do Poder Judiciário, realizar audiências de mediações e até solicitar exames de DNA que garantam o direito do aluno”, explicou o secretário de Educação de Maceió, José Neto.

Além disso, um novo termo de cooperação foi discutido, idealizando assim o curso de mediação de conflitos nas escolas, com palestras, capacitações e rodas de conversa oferecidas aos professores e alunos.

Segundo a diretora de Gestão Educacional, Juliane Medeiros, a parceria que foi renovada desempenha um papel essencial em prol dos estudantes e de sua família, já que todo aluno tem direito a ter no documento o nome do pai.

“Sabemos que por diversas situações, muitos alunos tiveram esse direito negado e essa parceria entre o Poder judiciário e a Semed é para poder resgatar e preservar o direito dessas famílias por meio de um levantamento realizado com as escolas para que esse direito seja garantido”, disse a diretora de Gestão Educacional, Juliane Medeiros

A parceria garante o treinamento e instalação de centrais de conciliação nas escolas, além de levarmos alunos de uma das faculdades parceiras para realizar as mediações necessárias que surgirem com as demandas entregues por cada escola.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.