Educação e Instituições de Ensino Superior formam parceria para incentivar iniciação à docência

Iniciativa contribuirá diretamente para o aperfeiçoamento dos futuros profissionais da docência

Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed 21/09/2022 às 14:43
Educação e Instituições de Ensino Superior formam parceria para incentivar iniciação à docência
Foto: Daniel Marinho / Ascom Semed

Gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), se reuniram, nesta quarta-feira (21), com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de Alagoas, para alinhar uma parceria que levará para escolas da rede municipal, estudantes de licenciatura e pedagogia que estão participando de projetos de iniciação à docência.

Estiveram presentes no encontro representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e do Centro Universitário Cesmac, juntamente com o Secretário de Educação José Neto, a secretária-adjunta Emília Caldas, a diretora de Gestão Educacional, Tânia Almeida e a técnica pedagógica do Centro de Formação Municipal. Graça Gomes.

A parceria terá a participação de estudantes integrantes de Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programas de Residência Pedagógica (PRP), que serão inseridos no cotidiano escolar de unidades educacionais da rede municipal, devidamente acompanhados pelo professor da escola e orientados pelo docente de sua instituição.

A iniciativa irá contribuir diretamente na qualificação inicial e no aperfeiçoamento desses futuros profissionais e agregará, também, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede municipal. A diretora de Gestão Educacional, Tânia Almeida explica que o próximo passo para a parceria é habilitar todas as escolas de Ensino Fundamental da rede.

“Hoje fomos apresentados ao projeto através dos representantes das IES e, com a validação do secretário José Neto. Até o próximo dia 31 de outubro iremos habilitar todas as nossas unidades educacionais de Ensino Fundamental através da plataforma da CAPES para darmos continuidade à iniciativa”, afirmou.

Para Maria Danielle Araújo, coordenadora institucional do PIBID da UFAL, a parceria atuará na melhoria da qualidade da Educação Básica agindo diretamente na formação inicial dos profissionais. “Nosso principal objetivo é fomentar a iniciação à docência desses estudantes, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos futuros docentes em nível superior para a melhoria constante da qualidade da Educação Básica pública brasileira”, concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.