Educação e ESMAL vão realizar palestra sobre 'Papel da Família na Educação dos Filhos'

Em comemoração ao mês da família será realizada uma série de atividades em seis escolas do Município, sobre para a importância da família na escola e na educação dos filhos

Arthur Vieira/Ascom Semed 09/05/2022 às 15:37
Educação e ESMAL vão realizar palestra sobre 'Papel da Família na Educação dos Filhos'
Em comemoração ao mês da família, série de atividades será realizada em seis escolas do Município. Foto: Arquivo Semed.

A secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL) vai promover, às 14h30 desta quarta-feira (11), na Escola Municipal Pompeu Sarmento, uma palestra com o tema 'O Papel da Família na Educação dos Filhos", voltada aos pais, responsáveis e servidores da unidade escolar.

Ministrada pela Juíza Lívia Maria Mattos Melo Lima, a palestra vai abordar o papel da família na educação dos filhos.

“Essa ação, que ocorre no mês que comemoramos o Dia das Mães e o Mês da Família, é muito importante, pois iremos discutir a importância da família de forma participativa na educação das crianças. Convidamos A juíza Lívia Maria Mattos Melo Lima, para através desse canal de comunicação, conversar, tirar dúvidas e reforçar os deveres legais dos pais e responsáveis”, informou a servidora Luzia Rodrigues que faz parte da coordenadoria de programas e projetos educacionais da Semed.

Luzia Rodrigues, da coordenadoria de programas e projetos educacionais da Semed. Foto: cortesia
Luzia Rodrigues, da coordenadoria de programas e projetos educacionais da Semed. Foto: cortesia

A Juíza Lívia Maria Mattos Melo Lima, da 1ª Vara de Porto Calvo, explicou qual a importância de momentos como esse que aproximam ainda mais os vínculos entre instituição de ensino e os responsáveis familiares.

“Será uma palestra voltada para os deveres jurídicos dos pais, abordando a participação dos responsáveis na educação. Tratarei sobre alguns casos que eu julguei de crianças e adolescentes que se envolveram em atos infracionais e qual a importância da intervenção dos pais nesses casos”, enfatizou a magistrada.

Juíza Lívia Maria Mattos Melo Lima da 1ª Vara de Porto Calvo. Foto: cortesia
Juíza Lívia Maria Mattos Melo Lima da 1ª Vara de Porto Calvo. Foto: cortesia

“Também explicarei qual o impacto de ações de guarda e divórcio para as crianças, pensando também nas demandas da região como um todo. Fortalecendo através dessas ações os vínculos entre escola e responsáveis, sempre buscando beneficiar a educação das crianças e adolescente”, completou.

Continuação das ações

Ainda no mês de maio, na quarta-feira (18), haverá uma palestra na sede da ESMAL com 150 alunos de duas escolas da rede municipal de educação, discutindo sobre o tema 'Combate à violência sexual é um papel de todos nós'.

E na sexta-feira (20), às 08h30, será realizada uma visita ao Museu Centro da Cultura e Memória, contemplando 25 alunos da rede municipal de ensino e uma conversa com a coordenadora do PCJE, a Dra. Carolina Valões, sobre o funcionamento da Justiça.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.