Educação e Esmal realizam palestra sobre cidadania e justiça ambiental
Ação faz parte da preparação para concurso de redação promovido pela Esmal que vai premiar no final do ano alunos ganhadores com tablets
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) realizaram, nesta sexta-feira (3), no auditório da Esmal, a palestra 'Meio Ambiente, Cidadania e Justiça Ambiental'. O evento foi voltado para 50 alunos da Escola Municipal Antídio Vieira, que fica no bairro Trapiche da Barra. A intenção foi apresentar aos estudantes noções de cidadania e justiça ambiental.
A palestra faz parte das atividades de preparação para o concurso de redação, promovido pela Esmal, do qual vão participar 12 escolas do Município. O concurso está previsto para acontecer no final do ano letivo e os estudantes ganhadores vão receber tablets e outros prêmios como forma de incentivo aos estudos.
A palestra foi ministrada pela bióloga Virgínia Miller, que falou sobre os direitos e deveres de cada um em relação ao meio ambiente. A bióloga também citou situações de alagamentos e deslizamentos de encostas que são causados pelas chuvas que afetaram o estado de Alagoas durante os últimos dias e como a intervenção do homem no ambiente colabora para os desastres naturais nesses momentos.
A Bióloga Virgínia Miller destacou a importância da palestra para os alunos. "A discussão sobre justiça ambiental e a cidadania ambiental é muito importante para os jovens. Nessa semana do meio ambiente, nós queremos discutir sobre os direitos que o artigo 225 da Constituição que fala que todos têm o direito de viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado", revelou.
A Semed realiza uma seleção das escolas, buscando melhorar a percepção e ampliar os horizontes dos alunos sobre o mundo através do tema abordado na palestra. A pedagoga, Luzia Rodrigues, explica a importância da ação para as crianças das 12 escolas da rede municipal de ensino que estão participando do concurso de redação.
“Através dessas palestras e encontros, nós buscamos ampliar a capacidade de escrita dos alunos, fornecendo conhecimento que será base de argumentação para incrementar nas redações”, informou a pedagoga.
Joaquim Salustiano estuda no 9º ano da Escola Municipal Antídio Vieira. Ele falou sobre sua experiência com a palestra.
“Foi muito massa. Eu, particularmente, achei super interessante o tema, principalmente agora na semana do meio ambiente. A bióloga falou dos nossos direitos e deveres como cidadãos para manter e cobrar do poder público políticas ambientais para melhorar o mundo”, alertou.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.