Educação e Esmal levam alunos da rede municipal para sessão de cinema no Cine Arte Pajuçara

O momento faz parte do programa Cidadania e Justiça na Escola trabalha sobre a pessoa idosa com os alunos

Arthur Vieira (Estagiário)/Ascom Semed. 25/08/2022 às 10:41
Educação e Esmal levam alunos da rede municipal para sessão de cinema no Cine Arte Pajuçara
Alunos durante a sessão de cinema. Foto: Ascom Semed.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), proporcionou uma tarde de cinema para os alunos da rede municipal de Maceió. Estiveram na sessão de cinema 80 estudantes das escolas municipais Silvestre Péricles e Doutor Pompeu Sarmento, no Centro Cultural Arte Pajuçara.

A ação cultural faz parte do projeto da Esmal Cidadania e Justiça na Escola que trabalha a valorização da pessoa idosa em meio aos alunos da rede. O primeiro encontro dos estudantes com o tema foi durante uma palestra que tinha como tema Saber Viver é Preciso, envelhecer é Precioso. Conhecendo o Estatuto do Idoso, onde foi apresentado a legislação que garante os direitos dos idosos no Brasil.

A pedagoga da Semed, Luzia Rodrigues conta sobre o trabalho que está sendo feito com os alunos da rede.

Pedagoga da Semed, Luzia Rodrigues. Foto: Ascom Semed.
Pedagoga da Semed, Luzia Rodrigues. Foto: Ascom Semed.

“Trazer esses jovens para cá é parte do processo de integração ao mundo da pessoa idosa, pois através desse documentário eles terão uma maior inserção, observando o filme "Espero Que Esta Te Encontre e Que Estejas Bem", que é uma história real e comovente, a partir de um lote de cartas de amor, que foram encontradas em uma feira de antiguidade pela Diretora do filme. Essas cartas chegaram ao destinatário, mas ele perdeu durante o tempo", explicou a pedagoga.

A aluna Maria Clara da escola Pompeu sarmento, 9º ano contou sobre a ansiedade para assistir ao filme.

Aluna Maria Clara da escola Pompeu sarmento. Foto: Ascom Semed.
Aluna Maria Clara da escola Pompeu sarmento. Foto: Ascom Semed.

"Nós viemos assistir um filme hoje que amplia nossa experiência com o universo das pessoas idosas, já tivemos uma palestra sobre o estatuto do idoso e eu estou muito ansiosa para nosso encontro com eles no abrigo em que eles vivem", disse a aluna.

A coordenadora Rita Pimentel faz parte da escola Pompeu sarmento e falou sobre a parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola.

“É muito interessante porque é um tema novo que envolve uma coisa que já não trabalhamos há tempos, que é o gênero carta. Uma temática muito forte no filme que nós vamos trazer para a realidade, trabalhando com eles esse gênero em sala de aula, para em um terceiro momento entregar e ler essas cartas na casa de acolhimento em que alguns idosos vivem", explicou a coordenadora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.