Educação e Amatra19 entregarão prêmios do projeto “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania -TJC”

A premiação, que estava marcada para 2020, foi adiada em decorrência da pandemia de Covid19.

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 31/05/2022 às 15:41
Educação e Amatra19 entregarão prêmios do projeto “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania -TJC”
Entre os prêmios estão impressoras, data show e ar-condicionado, sendo um prêmio para cada escola, os equipamentos serão destinados para a melhoria do ambiente educacional.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de Alagoas -19° região (Amatra19) realizarão a entrega das premiações das cinco escolas participantes do projeto “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania -TJC” no ano de 2019. Devido à pandemia, a premiação teve que ser prorrogada e será entregue nesta quarta-feira (1º) para as cinco escolas municipais participantes da iniciativa. Serão premiadas as escolas municipais Hévia Valéria, Luiz Pedro I, Pompeu Sarmento, Pio X e Lamenha Lins.

A premiação contará com a presença da Secretária Adjunta da Semed, professora Emília caldas, técnicos da secretaria, diretores escolares e professores das unidades de ensino que serão premiadas.

A Amatra19 desenvolve as ações em parceria com a Semed, desde 2017 e é através do programa que os magistrados podem semear noções básicas de direito do trabalho e cidadania em escolas municipais.

A assistente social da Semed, Marluce Pereira Silva, destacou que o programa também busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos.

Marluce Pereira Silva é assistente social da Semed,. Foto: cortesia
Marluce Pereira Silva é assistente social da Semed,. Foto: cortesia

“A parceria com o programa surgiu após a constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça”, explicou Marluce.

As escolas desenvolveram peças teatrais e paródias a partir dos conteúdos que foram trabalhados em sala de aula pelos professores e nas palestras ministradas pelos juízes do trabalho.

Os conteúdos foram abordados nas disciplinas de Português e História das turmas de 8º e 9º. Já nas turmas do segundo segmento da Educação de Jovens Adultos e Idosos foram aplicados aos componentes curriculares Trabalho e Educação.

Entre os prêmios estão impressoras, data show e ar-condicionado, sendo um prêmio para cada escola. Os equipamentos serão destinados para a melhoria do ambiente educacional.

Palestras ministradas pelos magistrados. Foto: cortesia
Palestras ministradas pelos magistrados. Foto: cortesia
SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.