Educação divulga resultados de níveis de aprendizagem em Maceió

Foram avaliados mais de 22 mil estudantes através da Avaliação diagnóstica em língua portuguesa e matemática.

Arthur Vieira (Estagiário) / Ascom Semed 26/07/2022 às 14:55
Educação divulga resultados de níveis de aprendizagem em Maceió
Reunião de alinhamento sobre as ações da rede teve a participação de técnicos da Semed, integrantes do centro de formação continuada e formadores do programa Alfabetiza Maceió. Foto: Arthur Vieira

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou os resultados das avaliações diagnósticas do primeiro semestre de 2022, as avaliações foram realizadas em 70 escolas e com 23.213 mil alunos da rede. Os alunos foram avaliados nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, a maior parte das escolas alcançaram o nível 2 na avaliação, que consiste na porcentagem de acerto ser maior que 25% e menor que 50%, as escolas analisam os resultados e buscam dentro de sala de aula melhorar o aprendizado e alcançar a maior taxa de assertividade possível.

As avaliações foram feitas pensando especificamente nas habilidades educacionais trabalhadas em cada ano escolar, por exemplo os alunos dos segundos anos tiveram um maior desempenho na avaliação de português que consistia em avaliar o conhecimento sobre os descritores, e entre eles identificar letras entre desenhos, números e outros símbolos gráficos.

Já os alunos dos oitavos anos tiveram um maior rendimento na avaliação de matemática, que entre outros descritores, um deles tratou em resolver problemas numéricos que envolviam interpretação de informações e dados apresentados em tabela.

Porém, a partir dos dados coletados foi possível observar que o nível dos estudantes de nossa rede está abaixo do nível adequado em Matemática e Língua Portuguesa. A secretaria, e as equipes das escolas buscam utilizar métodos ativos que possam amplificar o aprendizado desses alunos.

A coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Juliane Medeiros explica a importância de discutir os resultados das avaliações, visando as formações continuadas e verificando o planejamento das ações futuras.

“O programa Alfabetiza Maceió oferta formação continuada para os professores do 1º ao quinto ano em Língua Portuguesa e Matemática. No que se refere aos anos finais, a Coordenadoria Geral de Educação Fundamental e o centro de formação estão revendo o planejamento das formações para professores do 6º ao 9º ano com foco em Língua Portuguesa e Matemática”, disse a coordenadora.

Coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Juliane Medeiros. Foto: Arthur Vieira
Coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Juliane Medeiros. Foto: Arthur Vieira

“Com esse alinhamento de dados que é feito para analisar o desenvolvimento dos estudantes do 2º ao 9° ano em matemática e português, nós conseguimos repensar o acompanhamento pedagógico e o planejamento educacional, visando melhorar o desempenho dos alunos”, finalizou Juliane Medeiros.

Na prática, após a leitura dos resultados, ficou decidido que haveria novos acompanhamentos pedagógicos das ações que estão no plano de ação da escola; reuniões técnicas no formato de oficinas para colaborar com as escolas; visitas técnicas as escolas para dialogar com a equipe pedagógica e a partir do contexto da escola pensar as estratégias mais adequadas. Além de um trabalho de acompanhamento dos indicadores da escola que fica a cargo dos articuladores de ensino que existe em cada escola.

Técnicos da Semed reunidos para apresentação de dados. Foto: Arthur Vieira
Técnicos da Semed reunidos para apresentação de dados. Foto: Arthur Vieira

A reunião de alinhamento sobre as ações da rede teve a participação de técnicos da Semed, integrantes do centro de formação continuada e formadores do programa Alfabetiza Maceió.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.