Educação discute segurança nas escolas e creches em audiência no Ministério Público Estadual

Secretário de Educação de Maceió apresenta iniciativas que estão sendo implementadas para garantir a segurança da comunidade escolar

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 14/04/2023 às 12:30
Educação discute segurança nas escolas e creches em audiência no Ministério Público Estadual
Educação participa de audiência no Ministério Público Estadual Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

O secretário de Educação de Maceió esteve reunido, nesta sexta-feira (14), com promotores de justiça, pais de alunos, técnicos e diretores de escolas e creches municipais, na sede do Ministério Público de Alagoas. Na ocasião, José Neto, apresentou aos presentes as inciativas que a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) vem desenvolvendo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), para garantir a segurança da comunidade escolar.

O titular da Semed destacou que as medidas de segurança que estão sendo implementadas nas unidades educacionais compreendem a efetivação de rondas feitas pela da Guarda Municipal, com a equipe especializada de inteligência, para instruir a comunidade escolar, a fim de promover um ambiente mais seguro. 

Além disso, a Semed e a Semscs estão elaborando um protocolo de segurança, que será apresentado e distribuído nas escolas e creches municipais. Também será criado um grupo de trabalho com os demais órgãos para avaliar e implementar ações relativas à segurança nas unidades educacionais.

“Essa audiência foi extremamente necessária para tranquilizar as diretoras das escolas e creches da nossa rede. Viemos passar a mensagem de que a Semed e a Semscs estão atentas à segurança nas escolas. Ouvimos suas demandas e angústias e reafirmo que todas as forças de segurança estão mobilizadas para combater esse período de terror, pois escola e creche é lugar de aprendizado e paz”, enfatizou.

Ainda segundo o secretário de Educação de Maceió, uma empresa será contratada para cuidar da portaria das unidades de ensino, com o intuito de reforçar a segurança. "A minha expectativa é de que a gente conclua esse processo em 30 dias, que estejamos contratando a empresa e que ela aloque esses profissionais nas portas das escolas", afirmou.

Sayonara Teixeira dos Santos é diretora da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, localizada no Tabuleiro do Martins. Ela resumiu os compromissos firmados durante a audiência. "Foi um momento de fortalecimento do diálogo entre o MP e a Educação. Houve o compromisso de se constituir um protocolo de segurança para compartilhar nas escolas, além da criação de setores na Semed para fortalecer os profissionais nas escolas em âmbito da saúde mental, aplicar novas palestras e cursos de formação com base na prevenção de situações de ameaça, um canal direto através da Semed com a Ronda do Bairro e o Batalhão Escolar”, relatou.

A diretora escolar Jaqueline Ávila trabalha na Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, que fica na Santa Lúcia. Ela destacou a importância da audiência. “O diálogo com o Ministério Público está sendo muito satisfatório e estou saindo daqui bastante tranquila em relação a tudo", revelou.

Já Doriane Santos, diretora da creche Leda Collor de Mello, no Tabuleiro dos Martis, ressaltou que uma obra na unidade de ensino em que ela trabalha contribuiu para aumentar a segurança. "A Semed, recentemente concluiu uma obra de aumento do nosso muro, garantindo maior segurança do nosso espaço. Antes disso já houveram situações de vandalismo, mas agora estamos bem protegidos”, frisou.

O promotor de justiça, Alberto Tenório, explicou a necessidade da realização da audiência. " Os diretores estiveram aqui conosco, junto ao secretário Neto, que sanou as dúvidas, trazendo mais calmaria para todos. Todas as instituições de segurança e justiça estão empenhadas para que esse momento de turbulência seja dissipado e os pais possam voltar a ter tranquilidade em levar seus filhos para as escolas", informou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.