Educação discute projeto de vida, empreendedorismo e finanças com Ejai

João de Oliveira Filho/Ascom Semed 16/08/2022 às 09:06
Educação discute projeto de vida, empreendedorismo e finanças com Ejai
Técnicos do Sebrae estiveram presentes para realizar capacitação aos estudantes da EJAI. Foto: João de Oliveira/Ascom Semed

Numa parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Sebrae/AL, teve início, na noite dessa segunda-feira (15), na Escola Municipal José Carneiro, localizada no bairro do Farol, a capacitação dos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), com a temática Projeto de Vida, Empreendedorismo e Finanças.

A proposta, segundo o coordenador geral da Ejai de Maceió, Ricardo Almeida Maciel é despertar o interesse nos alunos de pensar de forma criativa e inovadora. “A capacitação acontece até a próxima sexta-feira 19 e nessa parceria com o Sebrae, estamos oportunizando nossos alunos, através de atividades direcionadas, trabalhar na perspectiva do empreendedorismo. Assim, eles podem ganhar uma renda extra, utilizando a questão do senso crítico e da criatividade, numa visão inovadora que hoje o mercado de trabalho exige. Futuramente vamos abordar a questão financeira, como lidar com os recursos e como podemos produzir dentro da nossa realidade”, esclarece.

Ricardo explica que o trabalho vai possibilitar ao estudante buscar novos caminhos e enxergar novas possibilidades. “Dessa forma eles vão ter novas ideias direcionadas ao seu próprio negócio e transformar seu sonho em realidade rentável”.

Rodrigo da Silva, de 19 anos, diz que quer colocar em prática suas metas de vida. Foto: João de Oliveira/Ascom Semed
Rodrigo da Silva, de 19 anos, diz que quer colocar em prática suas metas de vida. Foto: João de Oliveira/Ascom Semed

É o desejo do aluno Severino José dos Santos, 53 anos. Ele é pedreiro, veio do interior, da cidade de Porto Calvo. “Meu sonho é montar meu próprio negócio e acredito que o curso vai me ajudar a perceber essas possibilidades”.

Rodrigo da Silva, 19 anos, sonha em ser jogador de futebol. “Quero colocar em prática minhas metas de vida. Estou aprendendo a me conhecer melhor e isso vai me ajudar a definir minhas metas”, afirma.

Uma das técnicas do Sebrae, Adriana Luna. Foto: João de Oliveira/Ascom Semed
Uma das técnicas do Sebrae, Adriana Luna. Foto: João de Oliveira/Ascom Semed

A articuladora da educação empreendedora da secretaria municipal de Economia e técnica da Ejai, Magda Matos de Oliveira, reforça que, “A ideia da educação empreendedora surgiu como uma ação articulada entre a Semec e a Semed, com a finalidade de estimular um comportamento empreendedor nos alunos. Fomentar o aluno a buscar por oportunidades no entorno que está inserido, preparando para ele ser investidor de si próprio e construir um projeto de vida”.

Ciente da importância da temática, a coordenadora pedagógica da escola José Carneiro, Ana Paula, falou do papel da escola. “Em nossa unidade de ensino atendemos cerca de 80 alunos na faixa etária de 16 a 60 anos turmas da Ejai. Com o curso de empreendedorismo trazido pelo Sebrae em parceria com a Semed e escola, possibilita aos alunos uma chance de melhorar o currículo e abrir portas ao mercado de trabalho.

A Ejai é formada, majoritariamente, por uma população com histórico de vulnerabilidade social, que precisou interromper os estudos para trabalhar, cuidar da família e ajudar no sustento da casa.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.