Educação discute Programa Saúde na Escola com equipe técnica
Ações do programa devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar nas unidades de ensino de Maceió
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nesta semana, uma discussão do Programa Saúde na Escola. O programa foi constituído como uma estratégia intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, cujas ações são voltadas às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da educação pública na promoção da saúde e educação integral.
Segundo a coordenadora de Projetos e Programas Especiais da Semed, Kátia Lessa, o Saúde na Escola é uma estratégia de integração da Saúde e da Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas.
“A sustentabilidade e qualidade desse programa dependem do envolvimento de todos nós, Semed, escolas e comunidade escolar. Estamos envolvendo todos os setores na contribuição para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, atenção à saúde e prevenção a doenças, com vistas ao enfrentamento da vulnerabilidade que compromete o desenvolvimento de crianças e de jovens da rede pública de ensino”, explicou.
Kátia esclareceu, ainda, que o encontro serviu para alinhar os trabalhos da Semed com as escolas do Município.
“Discutindo a melhor forma de como chegar nas escolas, pegar informações delas, e colocar na plataforma E-SUS para que o município de Maceió tenha o resultado positivo. O próximo passo é que cada técnico, dentro da sua atribuição e monitoramento, acompanhe o que a escola está trabalhando em ações voltadas para a educação ambiental, cidadania e saúde", informou.
Para a gerente de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paulo, o programa propõe que as escolas adotem os temas e trabalhem de forma interdisciplinar, transversalmente, durante todo o ano letivo.
“As escolhas dos temas não são aleatórios, são através de dados epidemiológicos onde mostram as causas de maiores níveis de adoecimento, evasão escolar, e esses temas precisam ser mais trabalhados nas escolas. Alguns deles são priorizados pelas próprias equipes pedagógicas, como o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação, promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer, além da prevenção à COVID-19 nas escolas”, pontuou Adriana.
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