Educação debate organização do ano letivo 2021 em live

Redação 05/02/2021 às 14:23
Educação debate organização do ano letivo 2021 em live

Transmissão explicou questões relacionadas ao calendário escolar do protocolo de retorno

Secretária- Adjunta de Educação Emília Caldas e Coordenadora Geral de Norma e Legislação da Rede Municipal, Maria José Alves.

A organização do ano letivo para este ano de 2021 foi tema da live desta quinta-feira (4), transmitido no canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O encontro virtual abordou questões de planejamento escolar nesse contexto de pandemia e contou com as falas da secretária adjunta de Educação, Emília Caldas, e da Coordenadora Geral de Norma e Legislação da Rede Municipal, Maria José Alves.

Segundo Emília Caldas, as atividades educacionais na Rede Municipal de Educação estão previstas para serem retomadas no início de março, inicialmente de forma remota, com os professores do ensino fundamental e educação infantil. “Estamos conduzindo essa discussão de retorno às aulas com a maior cautela. É muito delicado falar em retorno às aulas nesse contexto que estamos vivenciando. A Semed vem acompanhando e discutindo junto com a Secretaria Municipal de Saúde determinações necessárias dentro do protocolo de retorno às aulas”, afirma a adjunta.

Emília ressalta ainda que a rede está planejando o retorno às aulas com muita cautela. “Estamos fazendo tudo muito bem planejado, há um guia de retorno às aulas muito bem elaborado com todos os protocolos. Os equipamentos de proteção individual começaram a ser distribuídos nas escolas, alguns estão para chegar, no entanto logo logo todos já estarão na escola”, frisa ela.

Ainda atendendo os critérios estabelecidos no protocolo sanitário, Emília salienta que a gestão está realizando visitas às escolas acompanhada dos engenheiros da Semed para adequar as estruturas em função da prevenção da Covid 19. “ Algumas escolas têm problemas estruturais e por isso estamos fazendo visitas com os engenheiros para que essas escolas sejam adequadas. Nessas visitas, por exemplo, são verificados várias situações, como a questão da ventilação de ar e do distanciamento, pois tudo isso deve estar dentro dos critérios estabelecidos para o retorno”, garante ela

A adjunta falou sobre a realização da Jornada de Formação em Docência promovida pelo Centro Municipal de Formação Paulo Freire da Semed. “A Jornada que começa na próxima terça-feira (9), vai discutir as possibilidades didático-pedagógicas em contextos excepcionais de educação e vai atender aos docentes, diretores, coordenadores pedagógicos, formadores e técnicos da Semed”, ressaltou.

A coordenadora de Normas e Legislação, Maria José Alves, abordou os procedimentos para a integralização da carga horária mínima do ano letivo 2020. “A legislação permite às escolas a compensação da carga horária em déficit, adotando a carga horária dos anos letivos de forma remota ou presencial. Com a validação das atividades não presenciais previstas em lei, as decisões que compõe a implementação do curriculum continuum precisam constar na atualização dos marcos dos projetos políticos pedagógicos das escolas”, afirma.

João de Oliveira / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.