Educação debate importância das atividades físicas para a comunidade escolar

Redação 26/08/2021 às 09:15
Educação debate importância das atividades físicas para a comunidade escolar

O encontro online faz parte do ciclo de formação do Programa Saúde nas Escolas – PSE

Procurando incentivar a prática das atividades físicas nas escolas da rede, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quinta-feira (26), a live “A atividade física e suas possibilidades para a saúde da comunidade escolar”. O encontro virtual, que faz parte das formações do Programa Saúde nas Escolas, foi transmitido pelo canal do Youtube da Semed e contou com a participação de educadores e profissionais de educação física da rede.

O debate foi ministrado pelo educador físico, Luiz Eduardo Soares e pelas professoras de educação física, Sandra Pontes e Ana Carla Porciúncula. A mediação foi conduzida pela chefe do setor do desporto escolar da Semed, Bárbara Acioly. A live faz parte do ciclo de palestras da ação “Formação crescer saudável”, que visa dialogar sobre a importância das atividades físicas para a saúde e o desenvolvimento da comunidade escolar.

Encontro contou com a participação de educadores e profissionais de educação física da rede

Durante a palestra o educador físico, Luiz Eduardo Soares, ressaltou que a escola possui papel fundamental no desenvolvimento da saúde dos alunos, pois é nela que as crianças têm acesso inicial às práticas corporais e atividades físicas. “É importante existir na escola esse incentivo pela busca da atividade física, pela expressão corporal de uma forma geral, isso com certeza será muito saudável”, afirma.

Segundo a professora Ana Carla, realizar gincanas e abordar essa temática em sala de aula são algumas das possibilidades de inserir as atividades físicas no cotidiano escolar. Ela também destacou que a abordagem desses temas podem incentivar a prática regular dos exercícios e também tornar os alunos incentivadores e influenciadores disso no meio escolar e familiar.

Para a professora, Sandra Pontes o debate reforçou a necessidade da gestão escolar em entender e planejar com atenção a forma que essa temática será levada para a comunidade escolar, de modo que essas pessoas participem das atividades propostas. “O que é mais importante para a gente absorver desta live é que a educação física, o exercício físico, a prática de atividade física devem acontecer como um hábito de vida”, conclui.

Laura Barbosa (estagiária) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.