Educação de Maceió reúne famílias atípicas para escuta e encaminhamento de demandas

Encontros permanentes reforçam o compromisso da Prefeitura de Maceió com a inclusão

Lua Amorim (estagiária)/ Ascom Semed 05/11/2026 às 15:25
Educação de Maceió reúne famílias atípicas para escuta e encaminhamento de demandas
Secretário João Folha e equipe técnica da Semed participaram do encontro. Foto: Mel Cleto/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, na quarta-feira (4), mais uma reunião com famílias atípicas, no auditório da pasta. O encontro faz parte de uma agenda permanente de diálogo com as famílias, criada pelo secretário João Folha para acolher as demandas, compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos responsáveis e discutir caminhos para fortalecer a inclusão na rede pública municipal de ensino.

Durante a reunião, as famílias apresentaram suas demandas, compartilharam experiências e esclareceram dúvidas sobre o funcionamento das políticas de educação inclusiva. A iniciativa também permite que a Semed articule de forma participativa as necessidades dos estudantes e das famílias, aproximando os responsáveis pelos alunos dos setores que atuam diretamente na prestação dos serviços educacionais.

À frente do encontro, João Folha, reforçou o compromisso da Prefeitura de Maceió, por meio do prefeito Rodrigo Cunha, e da gestão da Semed, com uma educação cada vez mais acessível.

“A proposta é manter um canal permanente de comunicação com as famílias, permitindo que as demandas apresentadas sejam discutidas com os setores responsáveis e encaminhadas conforme cada necessidade. Esse é um momento muito importante para a secretaria, porque entendemos que a construção de uma educação inclusiva precisa acontecer também, a partir da escuta das famílias. Nosso compromisso é manter esse diálogo de forma permanente, compreender as demandas apresentadas pelas mães atípicas e buscar, junto às nossas equipes, soluções que contribuam para garantir uma educação cada vez mais acolhedora e acessível para todos os estudantes”, destacou.

A coordenadora da Educação Especial da Semed, Pollyana Satírio, também participou do encontro, contribuindo com os esclarecimentos sobre o funcionamento da inclusão e os serviços oferecidos pela rede municipal. Além da coordenação de Educação Especial, participaram Ana Denise Gouvêa, coordenadora técnica de Nutrição e Segurança Alimentar, e Rauny de Melo Albuquerque, coordenador-geral de Recursos Humanos.

“Essas reuniões são importantes para que possamos ouvir diretamente as famílias e compreender as demandas que chegam à secretaria. A partir desse diálogo, conseguimos identificar questões relacionadas à organização dos profissionais e ao funcionamento dos serviços, contribuindo para que as necessidades apresentadas sejam analisadas pelos setores responsáveis. Nosso objetivo é fortalecer o atendimento e garantir que a inclusão aconteça de maneira efetiva na rede municipal”, disse Pollyana.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.