Educação de Maceió e Esmal realizam palestra em escola sobre o Setembro Amarelo

Tema da campanha deste ano é "Acolher é Cuidar"

Arthur Vieira/ Ascom Semed 13/09/2023 às 16:46
Educação de Maceió e Esmal realizam palestra em escola sobre o Setembro Amarelo
Tema da campanha deste ano é "Acolher é Cuidar". Foto: Thony Nunes

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Escola Superior de Magistério do Estado de Alagoas (Esmal) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) promoveram, na quarta-feira (13), uma palestra sobre a importância da valorização da vida. A ação faz parte da campanha das entidades que, este ano, traz o tema "Acolher é Cuidar"; em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. O momento contou com o apoio e gestão do psicólogo da rede municipal de ensino Paulo Cesar.

A palestra aconteceu na escola municipal Professor Antídio Vieira, localizada no bairro do Trapiche da Barra, e contou com momentos de diálogos entre alunos, professores e palestrantes.

"Todo dia é dia de valorizar a vida". Foi com esse pensamento que a roda de conversa teve início, com os palestrantes demonstrando para os alunos que doenças que afligem o psicológico merecem cuidado e toda atenção possível.

Deuza Jundaí, palestrante e voluntária do CVV, falou da importância do diálogo nesse processo. "Recebemos o convite da escola e estamos realizando esse diálogo com os alunos para conscientizar sobre a valorização da vida e quebrar estigmas que possam impedir que os estudantes procurem ajuda em momentos difíceis", explicou.

O tema foi discutido por meio de exibições de vídeos, conversas, interações com os estudantes e um momento de abraços, para ressaltar a força de uma rede de apoio.

Segundo a coordenadora da escola Antídio Vieira, Josefa Amâncio, os gestores têm percebido uma carência da comunidade escolar em relação ao cuidado da saúde mental. "Notamos que alguns alunos voltaram do período pandêmico com aspectos diferentes, alguns cabisbaixos, outros mais fechados e sentimos que seria importante trazer esse diálogo".

"Conseguimos mostrar para os estudantes que podemos contar com as redes de apoio, com a família, escola e amigos, finalizamos com um abraço para reafirmar nosso carinho", completou a coordenadora.

De acordo com a estudante Ane Graziele, o momento foi de muito aprendizado. “Com essa palestra agora eu já sei como agir quando algum amigo tiver uma crise de ansiedade ou depressão, temos que fortalecer nossa rede de apoio, dando suporte, ouvindo o amigo ou ligando para o 188 do CVV”, comentou a aluna.

O momento contou com o apoio e gestão do psicólogo da rede municipal de ensino Paulo Cesar, lotado na Antídio Vieira.

"Nós sabemos que durante o período pandêmico, os casos de ansiedade aumentaram muito no mundo e também chegaram à nossa escola, por isso nós estamos trabalhando diversos temas juntos aos nossos estudantes, mas o mais importante é a valorização da vida", afirmou o psicólogo.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.