Educação de Maceió cria força-tarefa para receber profissionais convocados no PSS

Entrega da documentação dos 833 convocados começou nesta quinta (7) e segue até 16 de março

Julita Bittencourt/Ascom Semed 07/03/2024 às 11:05
Educação de Maceió cria força-tarefa para receber profissionais convocados no PSS
Atendimento vai até o dia 16 de março. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió iniciou, nesta quinta-feira (7), uma força-tarefa para atender os mais de 800 profissionais convocados no primeiro chamamento do Processo Seletivo Simplificado realizado pela pasta. Inicialmente, a prefeitura convocou 833 candidatos para suprir carências de profissionais nas unidades educacionais da rede.

A conferência documental e credenciamento de lotação está separada por categorias (p. 22 do Diário Oficial do Município do dia 6 de março). Neste primeiro dia, o credenciamento dos documentos está sendo feito com os 120 professores do 1° ao 5° ano chamados no PSS.

A Semed montou uma força-tarefa no Auditório Paulo Freire, na sede da Educação, para atender de maneira mais rápida e eficiente os profissionais selecionados. A entrega da documentação segue até o dia 16 de março, seguindo a ordem de classificação da convocação.

O diretor de Governança, Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Rauny de Melo Albuquerque, explica como está funcionando a força-tarefa para o atendimento dos selecionados.

“Os servidores da Diretoria Administrativa e de Recursos Humanos estão todos engajados nessa força-tarefa para receber os candidatos convocados. A logística está sendo em duas etapas. A primeira é a conferência documental, onde eles entregam a documentação exigida no edital. Em seguida, eles vão fazer o credenciamento na lotação. Ele só será encaminhado à unidade após a realização de exames clínicos, que comprovem o pleno gozo das faculdades mentais e físicas para que de fato sejam lotados em alguma unidade que necessite daquele profissional”, garantiu o diretor.

De estagiário a contratado

Erick Antônio, 24 anos, foi um dos candidatos convocados no PSS e foi entregar a documentação. Ele contou que retorna à Rede, agora formado em Pedagogia, após ter sido estagiário ainda na graduação.

"Tive a experiência de ser estagiário na Semed e agora volto como pedagogo. Creio que vai ser gratificante e vai me fazer crescer um pouco mais ao ajudar a educação do nosso município”, revelou.

O prefeito JHC já havia anunciado na terça (5), nas redes sociais, a seleção dos profissionais de educação para a rede de ensino. No PSS foram convocados psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de sala, professores de Ensino Fundamental, de dança, merendeiros, e mais. Só para o cargo de auxiliar de sala de Educação Infantil e Educação Especial, 300 profissionais foram chamados. Além de 25 professores de Sala de Recursos e 78 de Educação Infantil (creche e pré-escola). Também foram chamados 36 profissionais com deficiência.

  • Documentos ORIGINAIS que devem ser apresentados:

  • Identidade de reconhecimento nacional, que contenha fotografia;

  • Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

  • Cartão ou Extrato do PIS/PASEP/NIT (esse documento deve ser retirado na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e o NIT no app meu INSS);

  • Carteira de Trabalho Profissional – CTPS;

  • Comprovante de Residência atualizado;

  • Comprovante de estar em dia com a Justiça Eleitoral;

  • Certificado de Reservista ou documento equivalente, se do sexo masculino;

  • Declaração de acumulação ou não de cargos em funções públicas – Modelo ANEXO II deste edital;

  • Comprovação da Escolaridade exigida, através de Diploma devidamente reconhecido pelo MEC;

  • Registro no conselho de classe com comprovação de quitação e regularidade profissional conforme o caso.

O candidato deve comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação (localizada na Rua General Hermes, 1199, Cambona), onde serão distribuídas as fichas de atendimento, das 8h às 9h da manhã. O início do atendimento começa pontualmente às 9h.

Aquele que não apresentar os documentos solicitados na convocação ou não comparecer será eliminado do processo seletivo. Portadores de necessidades especiais convocados devem apresentar laudo e/ou atestado médico original atualizado, identificando o tipo de deficiência ou disfunção.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.