Educação de Jovens, Adultos e Idosos dá início ao projeto Estudante Empreendedor

Iniciativa faz parte da grade curricular da Escola Municipal Audival Amélio e tem o intuito de ofertar cursos profissionalizantes

Jamerson Soares/Ascom Semed 25/04/2023 às 16:04
Educação de Jovens, Adultos e Idosos dá início ao projeto Estudante Empreendedor
Projeto tem o objetivo incentivar estudantes da EJAI a entrarem no mercado de trabalho. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) iniciou, nesta terça-feira (25), na Escola Municipal Audival Amélio, localizada no São Jorge, o projeto Estudante Empreendedor. A iniciativa tem como objetivo incentivar os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) a empreender, bem como introduzi-los no mercado de trabalho, após o término dos estudos.

Os cursos de confeitaria, eletricista e informática serão oferecidos aos alunos de forma gratuita e fazem parte da disciplina Educação e Mercado de Trabalho. Participam do projeto estudantes de 16 anos a 65 anos.

Para o coordenador da EJAI, Ricardo Almeida, o projeto é uma iniciativa da escola trouxe uma energia de inovação para rede pública de ensino. "A gente trouxe essa proposta pedagógica e para a gente trabalhar de forma interdisciplinar, tanto professores do curso quanto os professores do segundo segmento da escola", informou.

A diretora escolar, Eliane Albuquerque, explicou que o objetivo do projeto é fazer dos alunos, futuros empreendedores e autônomos de suas próprias vidas. Segundo ela, participam dos cursos estudantes de comunidades vulneráveis. "Atendemos alunos da Vila Emater, Planalto e Campo do Tejo. São bairros carentes e estamos com um público mais jovem e infelizmente a sociedade não oferece trabalho para todos, então o objetivo é que eles façam desse projeto um campo para o trabalho", destacou.

Uma das estudantes participantes do projeto é Wilma Tatiana, 40 anos. Ela contou que vai fazer o curso de confeitaria e que ele vai colaborar muito para o seu aprendizado e desenvolvimento profissional.

"Para mim está sendo uma expectativa muito boa, tanto para a minha aprendizagem e como também para o meu desenvolvimento no mercado de trabalho. O curso vai me ajudar a desenvolver na área, até porque eu gosto de cozinhar. Para mim está sendo uma satisfação enorme fazer esse curso. Pretendo empreender na área e me tornar empresária", revelou.

A assessora Magda Matos enfatizou a finalidade do curso e a importância da educação financeira e empreendedora nas escolas municipais. "O projeto de empreendedorismo tem uma importância enorme porque ele traz uma transformação no comportamento do aluno e na sua projeção para o mercado de trabalho. Isso traz bons impactos para todos", disse.

A cerimônia de abertura do projeto ocorreu no Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro, com a presença do coordenador da EJAI da Semed, Ricardo Almeida, da assessora da Secretaria da Economia (Semec) para a Educação, Magda Matos, o reitor da Faculdade Mário Cesar Jucá, a diretora da escola, Eliane Albuquerque, além de estudantes e professores da unidade de ensino municipal.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.