Educação convoca classificados para o quadro de voluntários do Programa Brasil Alfabetizado

Candidatos devem entregar a documentação comprobatória na terça (11) e quinta-feira (13)

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 11/10/2022 às 11:05
Educação convoca classificados para o quadro de voluntários do Programa Brasil Alfabetizado
Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está convocando os classificados para compor o quadro de voluntários alfabetizadores, tradutores-intérpretes de libras, e cadastro de reserva, para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) - uma parceria com o Ministério da Educação (MEC). Ao todo foram selecionados 100 candidatos, que já podem entregar a documentação exigida nesta terça-feira (11) e quinta-feira (13). 

A lista dos classificados foi divulgada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (11). E além dos convocados para compor o quadro de voluntários, também saiu a lista dos 500 candidatos pré-selecionados para o cadastro de reserva e monitores.

Os profissionais podem encontrar os anexos dos documentos necessários que precisam ser entregues na sede da Semed, na Cambona aqui.  O envelope com a documentação deve conter a identificação da função pretendida: (1) Alfabetizador ou (2) Alfabetizador tradutor-intérprete de Libras, e as cópias dos documentos abaixo:

  • Ficha de inscrição acompanhada de documentos que comprovem a experiência profissional e a escolaridade de, no mínimo, o ensino médio completo;

  • Certificado de conclusão do curso virtual de alfabetização de adultos em Língua Portuguesa oferecido pelo Ministério da Educação, disponível aqui. O candidato tem prazo para apresentar o certificado até dia 21 de outubro de 2021. Caso não apresente será eliminado do certame;

  • Carteira de Identidade (RG);

  • Comprovante de residência;

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);

  • Termo de voluntariado preenchido e assinado

Programa Brasil Alfabetizado

Buscando promover maior acesso ao aprendizado para os maceioenses, o programa é oferecido para as pessoas que querem aprender a ler e escrever. A alfabetização é totalmente gratuita e para se inscrever é necessário acessar o formulário no link, preenchendo com o CPF, RG e comprovante de residência para que seja mais fácil mapear os locais escolhidos para atender aos alunos.

Ricardo Almeida, coordenador da Educação para Jovens, Adultos e Idosos, explica que após a alfabetização, os alunos irão ser matriculados nas escolas da rede municipal de educação para continuar o processo de aprendizado e concluírem os estudos.

“Os alunos serão atendidos na sua comunidade, após o término do programa eles serão encaminhados para as escolas da rede. Dando continuidade com o processo de ensino aprendizagem deste público”, apontou Ricardo Almeida, coordenador da Educação para Jovens, Adultos e Idosos.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.