Educação continua com qualificação de merendeiros da rede municipal

Redação 13/07/2021 às 11:30
Educação continua com qualificação de merendeiros da rede municipal

Profissionais aprenderam novas técnicas para o preparo de alimentos e receberam dicas de aproveitamento dos produtos

Proposta de preparar esses profissionais para receber os estudantes no retorno às aulas presenciais – Foto: Leonardo André

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início na segunda-feira (12), e seguiu nesta terça-feira (13), com as oficinas presenciais junto aos merendeiros da rede de ensino de Maceió, com a proposta de preparar esses profissionais para receber os estudantes no retorno às aulas. Hoje, foi a vez de a Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, localizada no bairro do Poço, de sediar a Capacitação em Técnicas Culinárias.

As oficinas foram realizadas com apoio da Embrapa, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante as atividades, as merendeiras das escolas da rede relembraram das técnicas conhecidas e aprenderam novas formas de preparar alimentos, além de dicas para ter um maior aproveitamento dos produtos.

Coordenadora do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, Anna Carla Luna destaca a importância da qualificação continuada para o retorno das aulas presenciais no município.

“Tivemos como instrutora a chef Tina Pursell, fazendo um trabalho fantástico com nossas merendeiras e merendeiros, que estão se aperfeiçoando. O setor já está fazendo quatro cursos EAD e, agora, com essa parceria, um curso presencial para fornecermos uma alimentação cada vez mais saudável e mais saborosa para os nossos alunos”, detalha.

Chef apresentou várias técnicas de corte de alimentos e verduras, além de dicas para melhor aproveitamento dos vegetais – Foto: Leonardo André

A chef apresentou várias técnicas de corte de alimentos e verduras, além de dicas para melhor aproveitamento dos vegetais. Uma receita de ensopado, por exemplo, permitia o uso de cascas de verduras para um preparo nutritivo e saboroso. Sueli Barbosa, merendeira na Escola Municipal Zumbi dos Palmares há seis anos, diz que sua experiência não impediu que ela visse várias novidades na oficina.

“Tudo muito esclarecedor. Foram muitas novidades que vão nos ajudar no nosso dia a dia”, conta a merendeira. Sueli tomou gosto pela culinária ainda pequena, ajudando a mãe em casa. Quando se tornou merendeira na Educação, ela ainda não tinha passado por nenhuma qualificação específica e diz ter se apaixonado ainda mais pelo ofício. “Aprendi muito na Semed. Toda a minha qualificação na cozinha foi aqui”, pontua.

Mariluce Melo, diretora da Escola Maria José Carrascosa há oito anos, elogia a iniciativa de qualificação das profissionais e o impacto na atuação das quatro merendeiras que atuam na escola. “Toda qualificação é uma proposta muito importante, para que ele volte ainda mais preparado depois desse período todo que passamos nessa pandemia. Esse pontapé inicial de boas-vindas ajuda muito no crescimento tanto dele quanto da escola que ele trabalha”, diz a diretora.

Mariluce Melo é diretora da Escola Maria José Carrascosa há oito anos – Foto: Leonardo André

Ela também destaca a importância da alimentação escolar para os estudantes, especialmente em comunidades mais vulneráveis como a do Vale do Reginaldo, que é atendida pela Escola Maria José Carrascosa. “Essas famílias têm na escola uma expectativa muito grande. De 9h até as 17h eles tinham todas as alimentações aqui na escola garantidas, sempre com muita orientação do Setor de Nutrição da Semed”, ressalta Mariluce.

Participaram da oficina desta terça, merendeiros e merendeiras de 40 escolas da rede municipal de ensino. Foram realizadas qualificações também nas Escolas Municipais Paulo Bandeira, no Benedito Bentes, e Nosso Lar, na Levada, totalizando três turmas formadas.
Na próxima segunda-feira (19), será a vez de a última turma receber a oficina, na Escola Municipal Pompeu Sarmento, no Barro Duro.

Luan Oliveira (Estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.