Educação comemora avanços na Educação de Jovens, Adultos e Idosos em 2022
Durante o ano a modalidade de ensino foi marcada por avanços, ampliação no atendimento e boas práticas educacionais
Otimizar os processos pedagógicos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), implica pensar sobre as possibilidades de transformar a escola em uma instituição aberta, que valorize o conhecimento e as expectativas dos estudantes. Além de favorecer a participação dos alunos, em sua maioria trabalhadores, que se proponha a motivar, mobilizar e desenvolver conhecimentos alinhados com o mercado de trabalho.
Esses princípios geraram resultados significativos, como pontuou o coordenador da Ejai da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ricardo Almeida.
“Em 2022, a Educação para Jovens, Adultos e Idosos da rede municipal teve um aumento expressivo no número de matrículas durante o ano de 2022. As ações de busca ativa e de incentivo para que os alunos voltassem ao espaço escolar resultaram em quase 5 mil alunos a mais, chegando em 7.370 estudantes só este ano. Em 2022, o crescimento continuou, com 55.112 matrículas efetuadas, o maior em 10 anos”, contou.
A Ejai é composta, geralmente, por pessoas trabalhadoras, com histórico de vulnerabilidade social. Essa modalidade de ensino em Maceió abrange 46 escolas e conta com cerca de 7 mil estudantes em toda rede municipal de ensino da capital.
Durante o ano várias ações que integram o Plano de Ações da Coordenadoria da Ejai na rede municipal se destacaram. Entre eles o projeto “Cultura e Identidade”, cujo objetivo foi despertar nos estudantes, as suas raízes culturais e sua ligação com a natureza, valorizando assim o ambiente onde o aluno está inserido. Outro destaque foi o “Eu me cuido”, que exaltou os cuidados e a importância da saúde física e mental.
Além da inovadora e inédita ação Feira do Empreendedorismo, o trabalho buscou despertar a mentalidade empreendedora e descobrir estudantes que empreendem, ou almejam, com seus talentos enfatizados na importância do Projeto de Vida de cada um.
1ª feira de Empreendedorismo da Educação de Jovens, Adultos e Idosos
O “Educar é Massa”, evento da Semed em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural, ocorrido nos dias 22 e 23 de novembro, foi palco de várias discussões envolvendo alunos da Ejai, como a realização da 1ª Feira de Empreendedorismo. Durante o momento, os estudantes expuseram produtos alimentícios e artesanais em estandes montados no bairro histórico de Jaraguá.
A Praça Dois Leões, no Jaraguá, ficou pequena comparada ao talento dos alunos que apresentaram ao público, produtos manuais, elaborados com a técnica de fuxico, bijuterias e doces que estavam sendo vendidos pelos alunos empreendedores.
Entre as delícias que fizeram sucesso estavam os acarajés produzidos pela aluna Antônia Maria, da Escola Municipal Kátia Assunção, localizada no bairro do Jacintinho. Destaque para os temperos caseiros, xaropes, lambedores e pinga produzidos pela aluna Maria Cícera, da Escola Municipal Anne Lyra, no Tabuleiro do Martins.
A técnica que faz parte da coordenação da Ejai, Magda Matos, explicou que a ideia de trabalhar o empreendedorismo em sala de aula é fundamental para uma cidade empreendedora.
“É um passo para pensar mesmo no futuro de uma cidade, enquanto cidade visionária, futurística. O empreendedorismo é também um projeto de vida, uma mudança de comportamento, fazendo com que os alunos enxerguem suas potencialidades e as oportunidades na própria região onde eles moram. Nós temos bairros aqui que são verdadeiros cenários de empreendedores e que são ainda invisíveis. Trazendo a disciplina de empreendedorismo no currículo da Ejai faz com que os alunos sejam despertados”, destacou.
Outro destaque da Ejai no Maceió é a Massa foi a realização da I Mostra de Desenhos e Fotografias. O concurso consistiu em trabalhar a questão identitária do sujeito e dar visibilidade às questões culturais que formam o povo de Maceió, além de sensibilizar o público da Educação de Jovens, Adultos e Idosos para a importância da sua identidade cultural.
“Lutamos para proporcionar um ensino e aprendizagem, na Ejai, com ênfase nas vivências, troca de experiências, registros e harmonia com correntes teóricas que valorizam os sujeitos de acordo com suas especificidades. Os anseios, direitos e deveres dos nossos estudantes da Ejai, em consonância com a valorização e formação dos profissionais que atuam com tal público embasam nosso trabalho diário na Coordenadoria”, frisou o coordenador da Ejai, Ricardo Almeida.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.